x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 27

acessos 78.903

Alterar Razão social na caixa para FGTS

Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 14:39

Boa tarde,

A empresa de um cliente teve alteração da razão social, na caixa através do conectividade social em algumas partes aparece com o novo nome, porém no extrato do FGTS aparece o nome antigo, vi no site da caixa que é possível solicitar essa alteração pelo Sefip. alguém já fez assim ? se for possível descreva os passos para que eu possa fazer através do Sefip.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 17:42

Rodrigo Oliveira


Teoricamente quando você altera no seu sistema a Razão Social, já iria para a Sefip a Razão Nova e o ''sistema'' deveria alterar, o que não ocorre...

O correto é quando ocorre a alteração da Razão Social fazer a alteração na Caixa também, eles fazem na hora, levando apenas o cartão CNPJ e cópia simples do contrato social.

Mas como nem tudo são rosas, algumas vezes é necessário fazer essa alteração de maneira ''formal'', com entrega de formulário próprio onde a ciaxa manda para sua Matriz e é feito por lá.

O formulário é o RDE, segue link da caixa onde o mesmo é disponibilizado.

clique aqui

Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 10:00

Estou com duvidas no preenchimento do RDE, lá no formulário pede muita coisa: ex: Identificação do recolhimento/declaração, além de outros dados.

E eu preciso mudar apenas a razão social.


Posso deixar os outros dados em branco e preencher somente a parte de cima ?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 10:07

Rodrigo Oliveira

Acho que os modelos da Caixa estão desatualizados...

Mandei um arquivo assim que for aprovado, você pode baixar ele e preencher a parte de cima com os dados da empresa e a parte logo abaixo onde deve inserir os dados a serem retificados

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 10:28

Bom dia.

É só reenviar uma Gfip, idêntica a ultima do mês enviada (para não dar divergência nas informações) ....
E no programa do Sefip depois que você importou a empresa e clicar na aba MOVIMENTO, tem no canto direito inferior as opções: DADOS DO MOVIMENTO e ALTERAÇÃO CADASTRAL. Clica na ALTERAÇÃO CADASTRAL, escolha o tipo de alteração, que no seu caso vai ser a da Razão Social, coloque a nova razão no campo de preenchimento, envie a Gfip, e seja feliz.

Depois de processada a Gfip, irá ser alterado a Razão Social no FGTS.

Só atente para enviar uma Gfip idêntica a ultima enviada, por que ela irá sobrepor, e se tiver divergente vai dar diferença depois.

Fazendo o passo a passo que informei acima, não precisa enviar nenhum documento para a CAIXA, assim que processar a Gfip altera a Razão no FGTS.
Já fiz esse procedimento, e deu certo!

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 10:37

Lourival Dorow,

Não sabia dessa opção, fiz uma alguns meses atrás na própria caixa econômica por meio de RDE deu certo também.


Abs

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 10:42

Daniel Albuquerque

Opa, sim, dá certo também sim! Mas assim pelo Sefip é uma facilidade a mais, da pra fazer sem ter que ir até a CAIXA e enfrentar fila! Rsrs mais pratico!

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 10:50

Daniel Albuquerque

Depende muito, pq eu já protocolei um milhão de RDE na caixa e não alterava nada, passava meses e nada, depois que descobri esse processo de alteração pelo SEFIP que começou a dar certo.

Mas já teve relatos aqui no fórum mesmo de pessoas que não deu certo dessa forma pelo SEFIP (tbm não sei se o processo foi feito corretamente né...) e que pelo RDE deu certo na hora....

Vai entender..eu prefiro fazer pelo SEFIP primeiro que é mais rápido e prático.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 10:58

Rodrigo Oliveira

Não...o fato de vc ter alterado no seu sistema de folha e ter importado com a nova razão social não informa à caixa que houve de fato uma alteração cadastral, é ai que está o pulo do gato....

O processo de informar o novo nome da empresa conforme o procedimento que o Lourival orientou deve ser feito, daí vai sair um protocolo disso no SEFIP, da mesma forma que sai quando um novo trabalhador é admitido.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 11:06

Rodrigo Oliveira

É como a Karina disse! Aqui também eu tinha alterado tudo, no sistema de folha, na receita, estava tudo correto, mas mesmo indo o nome novo para a Gfip, não altera no FGTS.
Agora, se você fazer o passo a passo que eu passei ali, vai dar certo no FGTS!

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 11:47

Certo, acabei de fazer, ai saiu o relatório de alteração com a alteração, marquei a opção de mudar a razão social, enviei pelo conectividade, salvei o arquivo pra imprimir o comprovante no sefip, só que fala que não existe comprovante de alteração cadastral. mas já enviei da forma que descreveu ai em cima.


Será que a alteração será feita no fgts, ou tem que sair o comprovante de alteração ?

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 12:40

Rodrigo Oliveira

Se você fez os procedimentos descritos acima, clicou em TIPO DE ALTERAÇÃO - RAZÃO SOCIAL, e preencheu com a nova Razão... Vai dar certo!

Aguarde até o fim da semana, ou inicio da semana que vem e tenta consultar o FGTS de alguém no Conectividade, já deverá estar alterado!

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 14:07

Karina Louzada,


eu fiz presencial, até porque uma vez tinha perguntado aos colegas e eles me responderam que so pessoalmente na agencia, eu ja ia mesmo resolver outros assuntos fiz um pacote só, mais so foi alterado no dia seguinte não foi na hora não.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 14:18

Rodrigo Oliveira

Vc foi em>>>relatorios>>>comprovante/protocolo>>>arquivo icp>>>alterações cadastrais?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Celia Aparecida Antonio Silva

Celia Aparecida Antonio Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 14 novembro 2017 | 11:40

Bom dia pessoal!

Além das informações importantes aqui mencionadas pelos colegas sobre alteração da razão social da empresa junto à Caixa e ao FGTS, gostaria de informar também que já fiz alteração pelo SEFIP emitiu o comprovante, no extrato do fGTS dos empregados também, tudo certo, porém o CRF não.

Desta forma, fiz uma carta simples destinada à Caixa Econômica Federal, solicitando a alteração. O atendente fez a correção no mesmo instante. No mesmo dia o CRF saiu com o nome correto da empresa.

Dayana

Dayana

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 18:26

Lourival Dorow Karina Louzada
Pessoal, preciso de uma ajuda. Quando a empresa não possui funcionários, também consigo fazer pelo SEFIP? Ou seja, sem movimento. Pois tentei e na aba movimento não habilita a opção de alteração cadastral.
A minha finalidade e para o CRF.
Uma empresa consegui emitir o relatório de alteraçãoes da empresa, mas não consegui emitir o protocolo.
Alguém me ajuda?

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 26 abril 2018 | 07:41

Dayana bom dia.

Os procedimentos que citei acima são para alteração do nome da empresa para efeitos na conta do FGTS do funcionário.

Para CRF sugiro que vá até uma agencia da CAIXA com cartão CNPJ e documentação da empresa, e faça uma atualização cadastral, conforme comentou acima nossa amiga Celia Aparecida Antonio Silva .

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Luiz Filipe Santos Moreira

Luiz Filipe Santos Moreira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 17 julho 2018 | 13:59

Lourival Dorow Karina Louzada como faço para imprimir o protocolo de alteração cadastral? Eu enviei a sefip conforme a orientação, salvei o protocolo gerado no conectividade e quando vou na abar relatórios - comprovante/protocolo para obter a alteração cadastral feita anteriormente da erro.

"O dinheiro está debaixo da pedra"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.