x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 43.597

SEFIP Matriz e Filial

Erica Silva

Erica Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 16:57

Olá colegas,

Faço a folha de pagamento de uma associação e todos os colaboradores estão na filial no momento, em janeiro e fevereiro 2 funcionárias foram demitidas e a SEFIP deste mês foi enviado com a demissão no CNPJ da matriz, não entendo se esse procedimento está certo ou errado daí já surgem as primeiras dúvidas:

1. Quando o colaborador é da filial, quando ele for demitido ele precisa ser informado no CNPJ da matriz na SEFIP? Esse procedimento está correto? Caso não como devo fazer ?

2. Depois disso fiz o levantamento do Situação Fiscal Complementar da empresa e percebi que estão cobrando as ausências de SEFIP de março e abril da matriz. Como devo fazer para enviar apenas a SEFIP sem movimento de forma que não tenha que informar todo mês zerada? Qual código devo usar?

Fico grata pela atenção.

Erica França

Técnica de Contabilidade - RJ

"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida"
Juliana Dusso

Juliana Dusso

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 11:38

Bom dia !

1. Quando o colaborador é da filial, quando ele for demitido ele precisa ser informado no CNPJ da matriz na SEFIP? Não.
Esse procedimento está correto? Caso não como devo fazer ? Os empregados que pertencem ao CNPJ filial deveram ser feitos sempre por ele, tanto a SEFIP quanto as GRRF( no caso dispensa), pois o vinculo do empregado é com este CNPJ, o único recolhimento que você faz é o IR retido pelo CNPJ Matriz. Faça a retificação.

2. Depois disso fiz o levantamento do Situação Fiscal Complementar da empresa e percebi que estão cobrando as ausências de SEFIP de março e abril da matriz. Como devo fazer para enviar apenas a SEFIP sem movimento de forma que não tenha que informar todo mês zerada? Qual código devo usar? Uma questão antes você não irá recolher pro labore desta empresa? Este pro labore pode ser mantido( e li algo a respeito que é o correto a seguir) pelo CNPJ Matriz, mas caso a empresa não tenha feito isso, é só enviar uma SEFIP sem movimento a partir do mês que não houve mais. Porem como vc enviou informações da filial na matriz isso precisa ser retificado tb.

Erica Silva

Erica Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 15:51

Juliana Dusso,

Obrigada por tirar minhas dúvidas.

Erica França

Técnica de Contabilidade - RJ

"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida"
Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 08:56

Pessoal me ajudem no seguinte,
tenho uma filial sem movimento para a sefip como faço para transmitir? eu uso o certificado da matriz para enviar?

Memento Mori.
Juliana Dusso

Juliana Dusso

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 09:25

Bom dia!

Sim, vc pode usar o certificado da matriz, abaixo respostas referente a sua duvida tirado do site: www.crc-ce.org.br

9) Empresas sem funcionário precisam ter o certificado, ou podem transmitir pelo e-CPF
do contador?
Resposta - Para as empresas que não têm empregados direito ao FGTS, suas GFIP podem ser
transmitidas com o certificado do Contador sem que a empresa tenha certificado.


17) Todas as empresas devem fazer o Certificado Digital? Mesmo as empresas que não
tem funcionários?
Resposta - As empresas que não têm empregados com direito ao FGTS, e suas GFIP são transmitidas
por um terceiro (contador, por exemplo), não necessitam de certificado.

23) Empresa sem empregados e SEFIP sem movimento, precisa de Certificado?
Resposta - Se os seus arquivos gerados pelo SEFIP forem transmitidos por ela SIM.
Se forem transmitidos por um terceiro (um contador, por exemplo) NÂO.

27) Atualmente no Conectividade Social, pode-se enviar todas as empresas com uma só
empresa enviando. Vai poder continuar assim ou cada empresa tem que enviar com o
seu próprio ICP?
Resposta - A transmissão pode ser feita por qualquer empresa, desde que a Inscrição da empresa
(CNPJ/CEI) constante no registro do Responsável do arquivo SEFIP ou GRRF seja igual à inscrição
contida no certificado que fará a transmissão. Esta regra não mudou.
28) E quando a matriz tá sem movimento e a filial tem movimento como fica?
Resposta - O Conectividade Social trabalha com o CNPJ básico. Assim, tanto o certificado da Matriz,
quanto o da Filial atende. Por uma questão de coerência, se a Matriz está sem movimento, não deve ter
certificado.

Andressa de Jesus Massoqueto

Andressa de Jesus Massoqueto

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 12:00

Bom dia!!
Eu estou com um probleminha com uma das empresas que abriu duas filiais, 01 empresa é de Curitiba e as outras 02 são de São Paulo, teve funcionários registrados nos 03 CNPJ, mas como são de cidades diferentes, gerei um arquivo SEFIP para cada empresa.
Agora preciso dispensar um funcionário de uma das filiais, e a empresa só possui certificado digital da matriz, como posso consertar isso?
Para que eu consiga tirar o extrato de FGTS e a chave de saque

Juliana Dusso

Juliana Dusso

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 14:32

Boa tarde Andressa!

Está é uma situação complicada, o ponto que eu sei é que vc pode usar o certificado digital para enviar SEFIP sem movimento da matriz, mas uma vez que vc tem empregados na filial deveria enviar pelo certificado da filial ou filiais deveriam está autorizadas no certificado da Matriz, por exemplo eu tenho um certificado da matriz com todos os CNPJ's da filial junto, então eu acesso pelo mesmo tanto a Matriz quanto as filiais.

O melhor departamento para tirar duvidas sobre como fazer isso é o Societário, geralmente são eles que cuidam dessa parte das empresas.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 08:59

Tenta ver com a sua consultoria sobre isso, mas acredito que dá para enviar cm o certificado da matriz, pois aqui temos filial e matriz sem movimento e envio com um certificado só.

Memento Mori.
Roberta Rodrigues

Roberta Rodrigues

Prata DIVISÃO 3
há 6 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 11:58

Bom Dia!

Estou com a seguinte situação, tem a empresa Matriz (que tem certificado digital) possui funcionários e também, tem a Filial (que não tem certificado digital) e possui funcionários.
Pois bem, a Filial quer dispensar uma funcionária, pelo o que eu li, não precisa ter certificado a filial, porém, como faço elencar a filial na matriz?
Sou de contabilidade, tanto que Seguro Desemprego Web, ICP, a matriz está no nosso certificado, pois fiz as procurações.
Alguém pode me ajudar?
Meu problema é no Seguro Desemprego Web.

Muito obrigada!

Cordialmente
Roberta Rodrigues.
"Aquilo que repartir, multiplicar-se-á .Aquilo que não compartilhar, dividir-se-á e desaparecerá."
Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 13:01

Roberta Rodrigues usa o certificado da matriz, porem dentro do site empregadorweb so voce vai colocar o login e senha.
Para isso sera necessario cadastrar a filial no cadastro da matriz..
Pois quando for selecionar a filial ela tem que aparecer..

Memento Mori.
Roberta Rodrigues

Roberta Rodrigues

Prata DIVISÃO 3
há 6 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 11:56

Thais Cristina,

Bom Dia!

Muito obrigada! Irei fazer como você instruiu!
Abraços!

Cordialmente
Roberta Rodrigues.
"Aquilo que repartir, multiplicar-se-á .Aquilo que não compartilhar, dividir-se-á e desaparecerá."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.