Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 944

Lançamentos Contabeis

Walter Massamitisu Takagui

Walter Massamitisu Takagui

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 17:25

Boa tarde caros amigos do fórum
Alguém poderia me ajudar em um lançamento contábil. Pois observei que uma nota fiscal foi emitida em uma determinada data ( exemplo 30/01/17) mas o gerente da loja passou o cartão crédito da empresa dia (27/01/17) e no banco foi debitado dia 27/01.
A minha pergunta é como faço esse lançamento contábil.
Grato pela atenção


Mariana Martiniano

Mariana Martiniano

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 09:24

Bom dia,

Acabei de receber de um cliente uma escrituração de imóvel, só que o mesmo foi adquirido em 07/2015.
Como eu faço o lançamento do mesmo? terei que abrir o ano de 2015 da empresa? ou faço no ano de 2017 mesmo?

Fico no aguardo!



Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 10:21

Mariana Martiniano,

Faz um lançamento com conta partida ajuste de exercícios anteriores lançando com valor contábil líquido já descontada a depreciação e o Impairment .

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
ALINE DE ALMEIDA

Aline de Almeida

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 11:23

Olá bom dia!

Estou com um caso novo pra mim, nunca fiz esse lançamento.
Recebemos um cliente novo, e ao receber o mesmo verificou os relatórios do antigo contador que os bens estavam defasados, com isso ele procurou fazer uma reavaliação no imóvel, acabei de recebe o laudo. Como seria esse lançamento?


Desde já obrigada

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 11:30

Aline de Almeida,

O valor dos bens no ativo são menores ou maiores dos que o do laudo?

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 13:31

Aline de Almeida,

Se foi teste de Impairment e o valor contábil líquido está a menor não se faz nenhum lançamento contábil, deixa como está, agora se estiver a maior você faz lançamento de perda.

Agora se o laudo foi de AVP, temos no CPC 27 em sua página 12 ítem 39 a especificação que, se o valor do ativo for a menor do que o constatado no laudo do AVP é necessário lançar o aumento em conta patrimonial e constar nas demonstrações ou seja:

D- Ativo Imobilizado
C- Ajuste ao Valor Presente - Redutora do ativo imobilizado

D- Ajuste ao Valor Presente - Redutora do ativo imobilizado
C- Receitas operacionais - CR

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 14:06

Aline de Almeida,

Sim, a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.409/12 ou se preferir a ITG 2002 lhe permite normalmente, inclusive as leis 11.638/07 e 11.941/09, as disposições legais das Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC T 10.19.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.