x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 983

Funcionário demitido- Falta de baixa na carteira

Adriano

Adriano

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 20:40

Boa noite,

Aconteceu o seguinte problema.

O ex funcionário pediu as contas e então foi feito as anotações na carteira de trabalho do mesmo e o empregador fez os respectivos pagamentos.

No entanto o mesmo já faz mais de 1 ano que saiu da empresa e no mês 06.2017 que o empregador resolveu abrir o jogo e dizer que havia por conta própria assinado a carteira do empregado e acertado o que devia, e que não teria que ser gerado salário na folha de pagamentos para o mesmo, pois, este já não fazia mais parte do quadro de funcionários.

Acontece que até o mês 06.2017 havia sido gerado folha normalmente para este empregado.

A pergunta que faço como solucionar este problema? Qual o caminho mais correto, visto que não há nenhuma possibilidade de ter contato com este empregado. Deve ser excluídas todas as gfips onde este funcionário consta? Terá que fazer um caged com correção? Alguém poderia compartilhar um melhor caminho para este meu problema?

Obrigado a todos!!

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 07:20

Adriano,

Situação complicada, pois teoricamente ele ainda e funcionário, voce tem que observa uma questão se realmente o empregador, pagou todas as verbas normalmente, a vem uma duvida, como esse tempo todo era gerado a folha e constava ainda o nome do funcionário e só agora foi exposto essa situação?

Pra resolver isso tudo aconselho voce tentar localizar primeiro esse funcionário pra verificar se ele tem alguma coisa que comprove que foi pago pra ele, caso não tenha aconselho voce fazer da data presente, pois ja que estava sendo informado tudo ainda, e melhor pois a empresa pode ter um passivo trabalhista futuro.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 08:47

Adriano

Sinceramente, já que o empregador resolveu por conta própria fazer o que não sabe, seja sincero com ele.

Faça a demissão dele normalmente com aviso indenizado e dê a baixa nos demais informativos.

Faça ele pagar a multa do FGTS, já que esta não foi paga com certeza, e mande uma correspondência com o último endereço, solicitando para que o mesmo compareça na empresa para receber.

Depois disso explique para o empregador, que aquilo que ele faz ''por conta'' e não é informado não tem validade legal, que caso o funcionário se apresente ele terá que conversar com o ex- empregado para que eles se acertem, já que o mesmo ganhou um ano de FGTS a mais, INSS, e que dependendo de sua situação agora pode ainda receber o seguro desemprego.

Do contrário é muita mão, muito problema pra você resolver por causa de uma ''idiotice'' do empregador, nós somos responsáveis por aquilo que nos é passado, no momento que o mesmo faz o que bem quer, não temos que retificar tudo, ele tem que assumir a responsabilidade pela sua omissão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.