x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 600

Primeira consultoria - escritório endividado

Bárbara Elisa Flamant Pereira

Bárbara Elisa Flamant Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 09:58

Bom dia pessoal!

Sou recém formada em contabilidade, trabalhei por 3 anos no escritório contábil de meu irmão e atualmente moro em outra cidade e trabalho em outro escritório.

Ele comprou o escritório "pronto" em 2012 e está pagando ainda por este.

Neste meio tempo em que estou "fora de casa", a situação por lá (no escritório do meu irmão) ficou bem desorganizada.
Percebo que ele mistura 100% o dinheiro do escritório com seus compromissos pessoais, deixou de pagar os encargos do escritório (INSS, FGTS e SIMPLES) está pagando salários atrasados, parcela do escritório atrasada, enfim, está tudo sem controle, tenho medo que aconteça o pior (ter que fechar).

Conversando com ele, combinamos que eu vou fazer uma espécie de "consultoria" no escritório nesta parte financeira, organizar a casa, algo que sempre almejei enquanto estudante e gostaria de por em prática e também por ser uma pessoa que agora está "fora" mas que conhece a rotina deles.
Tenho alguma ideia de por onde começar, mas não tenho absoluta certeza.

Gostaria de saber se vocês poderiam me indicar livros, link's, planilhas, artigos confiáveis, enfim, algo que eu possa estudar para melhor me nortear acerca deste assunto!! Quem sabe nesta experiência eu possa me encontrar como profissional hehe!

Obrigada desde já!

Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 10:19

Olha, pra ajudar acho que assim:

1º Fazer um fluxo de caixa para ver as entradas e saídas futuras, com isso você verá aonde poderá cortar custos ( Procure na internet sobre isso) e mostrar a ele os possíveis descontroles e da onde eles aparecem. tem que ser feito sempre, pois isso gera o controle da empresa e dá para tomar medidas preventivas ou corretivas referente ao negócio.

2º Separar as despesas Pessoais do da Empresa, nessa parte seria bom a partir do passo 1 se possível separar um salário pro dono e ele não mexer mais no dinheiro da empresa, com isso terá um controle maior sobre as projeções futuras. ( isso é a parte mais importante).

3º Verificar o total das dividas com impostos e verificar alguma forma de acrescentar eles ao fluxo de caixa de forma que seja compatível com com os possiveis ingressos futuros no caixa, veja sobre parcelamentos de impostos, evite não pagar os trabalhistas, isso gera muito transtorno.

depois informo mais coisas.

vlw

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 09:36

Ola Bárbara,

Acrescentando as palavras de nosso colega vc pode procurar o SEBRAE pois la eles fornecem orientação obre gestão de negócios para empresários que estão iniciando, você também pode acessar os Links abaixo para cursos on line na area de finanças e gestão.

SEBRAE
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead

BRADESCO CURSOS
https://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Cursos.aspx

FGV CURSOS
http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

Verifique no Sindicato de sua cidade se há o treinamento ESCRITÓRIO MODELO, em SP temos isso.

Espero ter contribuído.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.