x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 421

Responsabilidade contador orientação não cumprida pelo clien

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 10:46

Bom dia, caros colegas.
Estou com um impasse com meu cliente.
Como profissional oriento, meus clientes, sobre os procedimento legais e suas respectivas autuações pelo não cumprimento da legislação pertinente.
Nesse caso específico sobre legislação trabalhista, o cliente manda o livro de ponto e faço o cálculo corretamente dos encargos. Ele acha muito caro os valores e obriga a lançar valor baixo do apurado. Da minha parte eu oriento que não é correto e os problemas trabalhistas que possa ter. Faço uma declaração que o valor apurado pela contabilidade do livro foi x e o cliente falou para lançar y. Ressaltando que foi orientado a não fazer.
Gostaria de saber se posso ser penalizado pela falta de honestidade do cliente? Desde já agradeço.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 10:49

Maicon Silva Lima


No meu ver, neste caso recomendaria que o Cliente te passasse as horas.

Dessa forma você NÃO participa desta fraude, já que o livro ponto é feito e apurado pela contabilidade, a mesma no meu ver tem a responsabilidade de fazer correto.

Já se o Cliente passar as horas, você não tem como saber se esta certo ou não e a responsabilidade pela informação incorreta é dele.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 11:00

Maicon Silva Lima

Justamente oq a colega Estefânia orientou...

Aqui nós não apuramos nada com relação a isso, por esse motivo e fora a demora e o trabalho que dá olhar um por um de várias empresas...

No inicio foi difícil, muitos vieram com aquele papo de "to pagando honorário é pra isso" e tal, mas agora esta tudo bem. rs

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Guilherme Kazapi
Articulista

Guilherme Kazapi

Articulista , Analista Recursos Humanos
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 11:54

Olá Maicon, as nossas colegas tem razão. A empresa deve te passar as variáveis de ponto para lançar na folha, já que não quer pagar o que você apura. Além de ser perda de tempo você apurar os pontos da empresa, a contabilidade não está imune às responsabilidades por fraude na Instituição do Trabalho.

Guilherme Kazapi
Atingir os melhores resultados com serenidade, seriedade e ética.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.