x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.269

Dúvidas sobre IR e conta poupança

Gabriel Victor Fidelis de Souza

Gabriel Victor Fidelis de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 11:46

Bom dia amigos!!!

Sou Micro Empresário na cidade de Fernandópolis - SP, e devido a uma discórdia com um sócio, tive meu nome transgredido assim me impedindo de abrir uma conta jurídica.

A minha dúvida é a seguinte

Na minha ME, presto serviços e o dinheiro que recebo do cliente coloco na minha conta poupança de PF e os valores são altos, pois deposito também os valores dos materiais para que seja feita a transferência para os meus Fornecedores.

Ciente que não estou certo de misturar conta pessoal com conta jurídica, queria saber onde vou me prejudicar, e em questão do IMPOSTO DE RENDA, o único documento que tenho é o contrato da minha empresa com o cliente, que mostra os valores negociados que são os mesmo que são jogados na minha conta pessoal ...

O que devo fazer e que procedimento devo tomar ???

Grato por enquanto...

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 16:04

Realmente não pode, pois para o Fisco esse dinheiro é seu pessoa física, e como não irá declará-lo ele fica como que ilegal, sem origem.
Mesmo que prove que é da empresa, se ele for identificado terá que pagar imposto de renda como PF.
Abra uma poupança da pessoa jurídica na Caixa. Ou tente abrir em algum outro banco. O importante é que o dinheiro fique na conta da empresa.

APARECIDA MOTA
Gabriel Victor Fidelis de Souza

Gabriel Victor Fidelis de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 16:26

Boa tarde Aparecida Mota

Muito obrigado pela resposta, mas me tira mais uma dúvida rs

Já que tenho depósitos antigos que posso ver através do extrato, o meu dinheiro antigo que já foi até retirado da poupança, se não for Declarado será ilegal de qualquer forma por essa ações passadas ??

A melhor opção seria eu excluir essa conta desse antigo banco e abrir em outro porém em PJ ???

Grato

Junior Fernandes

Junior Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 18:09

Gabriel,

Os fatos já ocorreram, você não declarou os rendimentos depositados em sua Conta Poupança. Há duas opções, retificar e ou declarar e pagar multa por atraso no envio e ser tributado como PF sobre este valor, ou arriscar a sorte e esperar os 5 anos para ver se a RFB não venha atrás de você.

O mais recomendado é que abra a Conta Jurídica e tudo o que for da empresa seja depositado nela, evitando futuros transtornos com a receita, e até tendo um menor encargo tributário sobre o seu rendimento.

LUANA ALMEIDA

Luana Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 08:52

Olá, Gabriel!


A Principio de tudo seria o que a nossa amiga Aparecida mencionou, criar uma conta Poupança Jurídica, para que não haja futuros problemas em seu nome. Pois o legal é declarar o IRPF! Tenho clientes que declarava IRPF todos os anos, e esqueceu de declarar um ano (na época ele não sabia que era obrigado), com isto o CPF ficou suspenso, e depois teve que pagar multas, juros. ...

E lembrando que financeiramente, o empresário para um controle de planejamento, não deve misturar os patrimônios da Pessoa física com a jurídica, isso pode levar a perda da organização financeiro do negocio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.