x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 487

MARIA ROSA SANTOS DO COUTO

Maria Rosa Santos do Couto

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 16:46


Boa tarde, tenho uma nota de compra de um retro projetor e gostaria de saber se para fazer a depreciação desta nota fiscal , eu preciso fazer algum lançamento com o valor total da nota antes de fazer os lançamentos mensais, ou posso lançar somente a depreciação direto, o valor da nota é: R$ 1.998,95 sendo que a depreciação é R$ 16,65 mensais como inicio essa depreciação?

Ronei Costa

Ronei Costa

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 17:05

Prezada Colega,

Boa tarde!!

Seguindo a boa prática contábil, o correto é que inicialmente proceda ao registro da aquisição do produto no grupamento do Ativo não Circulante, rubrica "Máquinas e Equipamentos" ou outro equivalente, para então, proceder ao reconhecimento da depreciação.

D - Maq Equiptos
C - Disponivel ou fornecedores (conforme o caso)

Imagine só esquecer ou não apropriar o bem e proceder a depreciação. Ao final do mês, teremos um balancete com saldo credor no grupo do imobilizado, o que fere a natureza do grupamento que é devedora.

Espero ter colaborado.

Ronei Costa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.