x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 11.594

Contrato de Aluguel com opção de compra

Giovane Huff

Giovane Huff

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 08:22

Tenho um contrato de aluguel com opção de compra, com 24 parcelas de R$ 2.000,00! Como posso fazer para lançar este contrato, lanço como Passivo ou controlo pelas contas de compensação?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 08:32

Giovane Huff

Seja bem vindo ao forum.

Todos os contratos de alugueis, mesmos que não tenha a claúsula opção de compras, ela está implicita. Ou seja, voce para vender um imóvel que está alugado primeiramente terás que oferecer ao inquilino.

Se quizer controlar este contrato registre na conta de compensação.

Editado por M Messias Santos em 10 de agosto de 2009 às 10:44:41

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 09:15

aproveitando o embalo da pergunta do nosso amigo ai, to com a seguinte duvida; faço contacilidade de uma empresa de construção civil tributada no lucro real, e ele construiu algumas salas comerciais e à estão alugando agora, minha duvida é; Lógicamente vou lancar esses recebimentos de aluguel em Receitas, mais quais impostos eu pago sobre esse recebimento de aluguel?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 09:03

Adilson.

aproveitando o embalo da pergunta do nosso amigo ai, to com a seguinte duvida; faço contacilidade de uma empresa de construção civil tributada no lucro real, e ele construiu algumas salas comerciais e à estão alugando agora, minha duvida é; Lógicamente vou lancar esses recebimentos de aluguel em Receitas, mais quais impostos eu pago sobre esse recebimento de aluguel?

Se as receitas de alugueis, não estiverem dentro do objeto social da empresa, tais receitas deverão ser classificadas em "outras receitas" (as antigas receitas não operacionais) e sobre as mesmas haverá incidência de: Pis, cofins; Irpj e Csll.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 15:36

mesmo que esses alugueis seje administrato por uma imobiliaria? ou seja tem uma imobiliaria que faz todo o serviço e repassa só repassa o dinheiro do aluguel para a empresa...

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 17:26

Pois é, Adilson.

Sua pergunta inicial era:

aproveitando o embalo da pergunta do nosso amigo ai, to com a seguinte duvida; faço contacilidade de uma empresa de construção civil tributada no lucro real, e ele construiu algumas salas comerciais e à estão alugando agora, minha duvida é; Lógicamente vou lancar esses recebimentos de aluguel em Receitas, mais quais impostos eu pago sobre esse recebimento de aluguel?

Em nenhum momento, você deixou subtendido que estava ou esta falando de uma "imobiliária" Obviamente, volto a dizer-lhe que se as receitas das locações não fazem parte do Objeto da Empresa, torna-se aplicável o primeiro raciocinio de acima descrito.

Sds.

Editado por Claudio Rufino em 11 de agosto de 2009 às 17:27:03

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Nadir Elemar Luckner

Nadir Elemar Luckner

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 15 novembro 2012 | 21:25

Trabalho em uma Construtora, e a mesma efetuou alguns contratos de Locação com opção de Compra no final do Contrato, de Equipamentos para utilização na Atividade da Empresa; os Contratos são de 24 parcelas, onde a 24ª parcela será a opção de compra. Como devo proceder contabilmente? Lanço em Despesas de Locação? Ou devo proceder de outra forma, sabendo que está quase certo que a empresa irá "comprar" o bem pelo valor da última parcela...

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 11:15

Olá Nadir!

Você precisa analisar melhor este contrato e verificar se a compra vai ser independente das parcelas ou se estas parcelas fazem parte da compra dos equipamentos.

Se a compra for independente dos valores pagos nestas 24 parcelas, devem-se contabilizar normalmente estas parcelas como locação e depois na compra deve haver outro documento, provavelmente uma nota fiscal onde será contabilizado a aquisição dos equipamentos.

ABraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Nadir Elemar Luckner

Nadir Elemar Luckner

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Domingo | 18 novembro 2012 | 10:20

Então Gilberto...

A situação é a seguinte:

Vamos pagar 23 parcelas como locação, e, muito provável que, a 24ª parcela será o valor que a empresa que está locando o equipamento irá emitir uma NF de Venda para nossa empresa... E, como já teremos pago 23 parcelas, ainda que, como locação, iremos ficar com o equipamento.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 09:20

Bom dia Nadir!

Como eu disse acima, tem que analisar bem os documentos, o contrato pode não ser de locação, pode ser de Leasing, que tem esta forma de opção de compra.

Mas como eu disse, verifique esta situação pelos documentos fiscais, se estas parcelas fazem parte do valor de compra devem ser lançadas como montante do valor do bem para o ativo imobilizado.

De uma forma ou de outra tem que ter discriminação dos valores pagos e do que se refere: locação ou venda do bem.

Tenha uma ótima semana.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.