x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 5

acessos 936

Sugestão - Bloqueio de tópicos com perguntas de fácil pesqui

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 16:41

Prezados

Gostaria por meio deste tópico de manifestar meu profundo desânimo com a "preguiça" de alguns de nossos colegas que consultam o Fórum Contábeis, pois não dá para chamar de outro nome as pessoas que procuram este espaço com perguntas cujas respostas se encontrariam com alguns minutos de pesquisa no Google, conforme exemplo que segue:

Postada:Segunda-Feira, 17 de julho de 2017 às 16:16:53
Pessoal, Gostaria de saber a data limite para a entrega das seguintes declarações:

- SEDIF
- GIA
- SPED Fiscal
- SPED Contribuições
- DCTF

Quem puder ajudar agradeço imensamente...


Como se pode ver, bastaria o consulente pesquisar no site da entidade responsável por cada uma das declarações e teria sua resposta, porém preferiu terceirizar isto ao Fórum.

Diante disto, gostaria de sugerir a moderação que criasse mais um item na lista de denúncias especificamente para esta prática, e que logo após a denúncia, o tópico fosse imediatamente bloqueado até a avaliação da moderação(que poderia avaliar como improcedente, liberando o tópico ou, em caso de procedencia, exclui-lo definitivamente).

Isso com certeza melhoraria o fluxo dos tópicos no Fórum, permitindo que fiquem evidentes as questões que realmente demandam ajuda, além de diminuir a criação de tópicos desnecessários

No aguardo de considerações

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 17:16

Rodrigo Melero

Eu entendo seu questionamento. Alguns realmente são bem simples de resolver, na maioria das vezes a resposta já consta no manual do programa, no google e tantas outras fontes de pesquisa como consultoria, colegas de departamento etc, mas o que acontece é que tem muita gente que é iniciante no ramo, pessoas que ainda não tem esse feeling de ir buscar a resposta no google de imediato ou ate mesmo tem receio de encontrar uma resposta errada que leve o cliente a ter que arcar com multas. (Eu mesma demorei a entender que o google é o meu melhor amigo, sabendo filtrar as fontes confiáveis e claro...)

Vejo que as pessoas veem no portal uma ferramenta confiável, onde podem tirar suas dúvidas na certeza de que as resposta estão no caminho certo com uma interação rápida.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Marcelo

Marcelo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 11:14

- KARINA LOUZADA: Parabéns. Você foi muito feliz na resposta dada.

- RODRIGO MELERO: Questionamento/sugestão infeliz. Incluindo-se aí a criação de mais um tópico desnecessário.

Atenciosamente;
Marcelo.

Micael Martinez
Articulista

Micael Martinez

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 11:29

Rodrigo Melero,

Concordo com a sua manifestação. Sem falar alguns que acham que é obrigação do fórum responder, achando que é uma especie de consultoria e ate mesmo usando termos como URGENTE.

Com relação as datas de vencimento, o próprio fórum fornece agenda de obrigações para essa finalidade. Ah, a RFB também.

Me desculpe (marcelo), nosso colega não foi infeliz, até porque se isso não fosse problema, não teríamos muitos tópico sem respostas com perguntas inúteis, ate mesmo repetitivas.

Quer um exemplo disso ? Procure no fórum sobre DCTF, SPED, DIFAL Etc.

Att

Martinez Consultoria Fiscal-Tributária.
#Contabilidade Fiscal-Tributária#
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 12:27

Karina Louzada

Eu entendo a posição das pessoas que tem confiança no Fórum. Realmente a reputação e credibilidade alcançadas pelo Portal durante sua existência é um fenômeno quase incrível e que faz inveja a muitas consultorias pagas por aí.

No entanto, tal confiança não pode jamais ser confundida com a atitude que relatei neste tópico, pois os casos que relato são de, no mínimo, falta de profissionalismo dos gestores que coordenam os consulentes (pois bem conheço a realidade do "pesquisa lá no Fórum Contábeis" que está presente em alguns escritórios do nosso país) e preguiça dos próprios consulentes (pois, com todo respeito, não tenho outro nome pra qualificar essa vontade das pessoas de querer tudo pronto, sem pesquisar, sem consultar, etc.).

Quanto ao fato de serem pessoas iniciantes a fazer estas perguntas, eu entendo perfeitamente este ponto, mas como falei, não é por ter um mau gestor como superior que a pessoa é obrigada a ser um profissional ruim também.

Citando o exemplo que usei para iniciar este debate: Com certeza a pessoa que fez a postagem é iniciante (no Depto Fiscal pelo menos) mas também com certeza se houvesse uma pesquisa prévia antes de sair perguntando no Fórum como se aqui fosse uma consultoria paga (como bem lembrou nosso colega Micael Martinez), o número de declarações na pergunta seria bem menor (DCTF tem várias citações recentes aqui mesmo no Fórum, GIA idem, etc.)

O que sugeri a moderação foi apenas que nos desse a possibilidade de, por meio das denúncias, impedir que este tipo de conduta seja "premiada", para que possamos ter os profissionais capacitados pelo aprendizado (senão por seus gestores, por esta ótima ferramenta que é a internet bem usada) que nossa classe tanto está precisando.

Att.



Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.