x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 4.842

Atualização de membros no DBE na Receita Federal

Aline Souza

Aline Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 12:26

Prezados(as) colegas, bom dia.

Estou elaborando pela primeira vez, um processo de alteração da Ata e do Estatuto de uma Igreja na Receita Federal.

O cartório está integrado com o cadastro sincronizado e como exigência, solicitou que todos os membros da diretoria também, constem no DBE.

Porém, ao entrar para solicitar para alterar os dados, fiquei extremamente confusa.

O Evento que estou utilizando é o 202 (Alteração de dados da pessoa física perante o CNPJ) , marquei o QSA (Quadro de sócios e Administradores) e também Dados cadastrais/Situações especiais.

Porém, é o seguinte o Presidente é vitalício, ou seja não mudou.

Alterou-se somente o Vice-Presidente, a Secretária Administrativa, o Diretor Financeiro.

No entanto, a Secretária Administrativo e o Diretor financeiro, ambos possuem auxiliares, 01 Auxiliar administrativa e 01 Auxiliar Financeiro.

Pergunto:

1- O Presidente é necessário acrescentá-lo com algum tipo de alteração ? Já que o mesmo não saiu, nem entrou, permaneceu no cargo de Presidente ? Ou então como proceder se o mesmo não mudou ?
2- Os demais membros da diretoria seriam todos incluídos como Diretores ? Tanto o Vice-Presidente, quanto a Secretaria Administrativa, o Diretor Financeiro e também os dois Auxiliares ?

Alguém poderia me socorrer com relação as dúvidas mencionadas ?

Obrigada.

Aline Souza
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 09:23

Seguindo a orientação que o cartório , lhe passou , pois o sistema e sincronizado. Pelo exposto, por voce, quanto ao presidente nao faça nada, só coloca os outros membros da diretoria conforme elencado na ATA, o que tem escrito na ata e o que tem que estar, condizente, com a DBE. Agora se a ATA foi redigida de forma incorreta, será outra historia, ou seja, diretoria e uma coisa, e auxiliares sao outra, diretor tem Função Especifica, Diretor Financeiro, Diretor Administrativo etc....
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Aline Souza

Aline Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 12:17

Prezado Sr. Manoel, boa tarde.

Obrigada pelo retorno.

No Estatuto menciona que os Diretores poderão ter auxiliares e na ATA menciona isto que eles possuem auxiliares.

Minha dúvida, é exatamente isto, se são apenas Auxiliares, então imagino que estes não são diretores, portanto não deveria colocá-los no DBE.

Acaso eu não deveria mencionar os Auxiliares na Ata então ? Somente os diretores ?

Só gostaria de confirmar esta informação.

Qual seria seu ponto de vista e de outros colegas .

O cartório me disse que eu tenho que acrescentar os auxiliares também, mas acho que não faz sentido.

Grata por sua atenção e retorno.

Atenciosamente,

Aline Souza
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 22 julho 2017 | 19:35

Nao faz sentido , talvez para nos , mas talvez tenha, digamos que os auxiliares , estejam investidos de poderes de diretor, em falta do mesmo , talvez colocaram isso no estatuto, por isso a exigência, leia la como escreveram, poderá ser isto. E mais fácil corrigir o DBE do que a ATA.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.