x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.186

Faturamento médio das Empresas

isa321

Isa321

Iniciante DIVISÃO 2
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 09:23

Bom dia!

Como todos devem saber, a BMF&VOVESPA possui um critério para diferenciar as pequenas, médias e grandes empresas, sendo este critério o faturamento:

-Pequeno porte (faturamento de até R$ 50 milhões)
-Médio porte (faturamento de R$ 50 até R$ 300 milhões)
-Grande porte (acima de R$ 300 milhões de faturamento)

Em minha opinião, tal critério destoa da realidade cotidiana, em especial ao que tange ao comércio e aos prestadores de serviços, pois ao menos onde moro, nenhuma empresa desses segmentos que citei fatura mais que 50 milhões.

Portanto, gostaria de saber de vocês que possuem mais experiência e vivência de um escritório, quanto, em média, é o faturamento de um comércio e de uma empresa que presta serviços e como podemos defini-las em pequeno, médio e grande porte.

Obrigada!

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 11:56

Ola Isa321

Conforme site do SEBRAE ele classifica da seguinte forma ( ver link):
http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154

02. Quanto ao número de Empregados

O SEBRAE utiliza o critério por número de empregados do IBGE como critério de classificação do porte das empresas, para fins bancários, ações de tecnologia, exportação e outros.

Indústria:

Micro: com até 19 empregados
Pequena: de 20 a 99 empregados
Média: 100 a 499 empregados
Grande: mais de 500 empregados

Comércio e Serviços

Micro : até 9 empregados
Pequena: de 10 a 49 empregados
Média: de 50 a 99 empregados
Grande: mais de 100 empregados

Obs.: - O presente critério não possui fundamentação legal, para fins legais, vale o previsto na legislação do Simples (Lei 123 de 15 de dezembro de 2006).

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
isa321

Isa321

Iniciante DIVISÃO 2
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 12:05

Boa tarde, Daniel!

E quanto ao faturamento, como podemos classificar, tendo algo mais "realista" que a BMF&BOVESPA? Não quero aqui algo exato, mas sim valores próximo ao vivenciado no dia-a-dia do escritório, entende?

Abraços e obrigada pela resposta.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 16:35

Ola Isa321

Voce pode utilizar a própria legislação para trazer a realidade a classificação de porte das empresas

ME - Micro-Empresa
EPP - empresa de pequeno porte
.......

Por exemplo pela definição sabemos que se uma ME ou EPP fatura 10 milhões já não pode ser considerada como tal.

Mas caso algum amigo queira colaborar para melhor esclarecer o assunto...

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.