x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 7.176

Cálculo LALUR estimativa mensal

Camila Cardoso do Bomfim

Camila Cardoso do Bomfim

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 11:49

Olá Pessoal,

Tenho uma dúvida em relação ao cálculo do LALUR estimativa mensal.
Já vi alguns colegas realizarem o cálculo do Lucro Real a partir de balancetes mensais, e a partir de balancetes acumulados (abatendo o valor da estimativa já paga anteriormente).
Acredito que o segundo método seja mais correto, mas gostaria de saber sobre o cálculo a partir de balancetes mensais. É certo? Quais as implicações?

Obrigada!

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 17:02

Camila,

No Lucro Real anual, as empresas podem efetuar o cálculo do IRPJ/CSLL com base nas estimativas mensais de janeiro até novembro, com a sistemática semelhante à do Lucro Presumido, mas com importantes diferenças.
Nas estimativas mensais, a empresa apura o IR/CS com base em suas receitas, não levando em consideração as adições e exclusões para tanto.
Ainda sobre a estimativa mensal, podem ser deduzidos do valor apurado as retenções dos tributos sofridas (atenção especial com o IRRF de aplicações financeiras), mas não podem ser deduzidos os valores recolhidos anteriormente, pois nesse cálculo não se leva em consideração a informação acumulada.

Já na forma do balancete de redução/suspensão, a empresa apura o seu lucro real, partindo do lucro contábil e promovendo as adições/exclusões/compensações previstas em lei. NEsta modalidade de cálculo podem ser deduzidos os valores retidos e os valores pagos em meses anteriores.

Como controle de programação de caixa, as empresas costumam fazer o cálculo nas duas modalidades e avaliar a opção de acordo com suas disponibilidades ao longo do ano.

Qualquer dúvida, volte a postar.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.