x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 6.319

Demissão em período pré cirúrgico

aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 12:53

Boa tarde,

Posso fazer a demissão de um funcionário em período pré cirúrgico?Ele irá fazer uma cirurgia simples, com atestado de 15 dias.Foi informado a empresa.Não foi acidente de trabalho.Caso faça a demissão o que tenho que pagar na rescisão?Há alguma multa?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 13:03

Aline, boa tarde.
Antes da demissão precisa do ASO demissional, onde o médico do trabalho irá conceder ou não.
Precisa antes de demitir conversar com o médico do trabalho.
Você mencionou CIRURGIA SIMPLES, nem sempre, afinal não se sabe o que pode acontecer.

Verifique com o médico do trabalho, antes de dispensar.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 13:30

Aline

Cirugria simples que vc diz é algo estético ou é algo em decorrência de doença?

Se for doença, acho MUITO arriscado essa demissão, ainda mais que a empresa já esta ciente....já existe vários julgados nesse sentido.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Patrícia Mattos Parnow

Patrícia Mattos Parnow

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 13:47

Boa tarde Aline,

Não acho interessante a demissão neste período. Acredito ainda que deves saber em decorrência de que ele está fazendo essa cirurgia.

Mesmo não sendo acidente de trabalho, pode ser uma situação que possibilite afastamento posterior.

Atenciosamente,

Patrícia Mattos Parnow
Contadora
aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 13:48

Uma cirurgia da visicula por laparoscopia.Normalmente com recuperação de 15 dias.O chefe não quer mais ele na empresa, antes que acabe ocasionando algum outro problema.O que teria de pagar?Os 15 dias (atestado), ferias e 13º proporcionais?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 14:15

Aline

A empresa não tem como indenizar o período dos 15 dias do atestado...

Ele precisará do exame demissional, que provavelmente dará inapto.

O que dá pra fazer é colocá-lo de aviso prévio e durante o aviso ocorrerá a cirurgia e quando ele retornar, fará o exame demissional que provavelmente dará apto.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.