x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 473

Transformação

Vitor

Vitor

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 10:46

Bom dia

Prezados

Recentemente realizei um processo de transformação de Empresário para LTDA e obteve exito nesta alteração.

Agora desejo realizar a retirada de um sócio, para transformar de LTDA para Individual novamente, porém realizando pesquisas aqui no portal, observei que são necessários 2 processos.

Quais seriam esses processos?

Um seria a transformação em Unipessoal e o outro?

Está correto essas informações?

Agradeço desde já

SABRINA TORUTA

Sabrina Toruta

Prata DIVISÃO 1, Analista Processos
há 6 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 17:09

Vitor,

São dois processos sim. No primeiro será feita a alteração contratual para Unipessoal e no segundo será feita a alteração contratual de tipo jurídico, nome empresarial e capital (se for o caso). Neste segundo, quando você preencher o VRE da JUCESP, deverá optar por Constituição por tansformação de tipo jurídico, de LTDA para Empresário Individual.

Espero ter ajudado.

Vitor

Vitor

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 08:56

Entendi, mas esses processos eu darei entrada juntos na JUCESP?

Ou devo dar entrada primeiro no Unipessoal e quando for deferido, dar entrada na transformação?

SABRINA TORUTA

Sabrina Toruta

Prata DIVISÃO 1, Analista Processos
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 09:14

Isso mesmo, Vitor. Eu faço assim e sempre dá certo. Eu deixo unipessoal primeiro e depois transformo. Atente-se apenas para alterar tudo o que deseja nessa passagem para unipessoal, pois na transformação só poderá alterar tipo jurídico, nome empresarial e capital social.

Vitor

Vitor

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 09:35

Ok sra. Sabrina, vou realizar todas as alterações agora.

Sabe me informar quais eventos devo utilizar na construção do DBE?

Reparei em outros tópicos que a JUCEMG orientou uma colega a utilizar o evento 247 (Alteração de Capital Social) mesmo não havendo essa alteração.

Pois o DBE da moça estava dando exigência na distribuição do capital.

Vitor

Vitor

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 09:52

Sra Sabrina, o DBE foi aceito, juntamente com a alteração de endereço, consegui um modelo de contrato social unipessoal, vou incluir uma cláusula referente à alteração do endereço...

Agora eu fui tentar realizar o processo na JUCESP mas não consegui identificar os Atos que devem ser preenchidos, coloquei apenas em Alterações, logo em seguida aparece a lista com os Atos, mas não consigo identificar quais atos devo selecionar, alguém sabe me orientar ?

SABRINA TORUTA

Sabrina Toruta

Prata DIVISÃO 1, Analista Processos
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 16:53

Vitor, os eventos no VRE são:

- Alteração de endereço - C1

- Inclusão/Alteração de integrantes - YK

- Consolidação de matriz - YA (se for o caso)

Espero ter ajudado.

Vitor

Vitor

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 09:25

Bom dia

Sra Sabrina, informo que o procedimento do processo unipessoal foi deferido, agradeço pela ajuda e atenção.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.