x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 364

JEISA

Jeisa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 18:59

Senhores, o caso é o seguinte!

Tenho uma vizinha que foi mandada embora a oito anos de uma panificadora em Foz do Iguaçu, nunca deram baixa na carteira dela e ela nunca assino a rescisão de término de contrato.
Ela já entro em contato com o empregador, varias vezes, mais ele sempre enrola dizendo q vai resolver, e o caso até hoje está assim; ela esta com CTPS sem anotação de saída e FGTS retido pois o empregador não fez a comunicação a Caixa.

Alguém sabe me dizer a quem ela pode recorrer? seria no ministério público ou procurar direto um advogado de causas trabalhistas, é o mas indicado?


Atenciosamente,

Jeisa Carla

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 22 julho 2017 | 18:35

Prezada Jeisa, não querendo discordar do relato, que você simplesmente transmitiu, o ouvido de sua vizinha, o que deve ter acontecido, foi abandono de emprego da parte dela, por algum motivo, e o certo seria o pedido de demissão. E uma hipote-se, bem razoável, o que ocorreu e que ela, sabia que teria FGTS a sacar, porem para isso e preciso ter a baixa na CP e/ou a Rescisão homologada. Como ela fez a coisa incorretamente, e caso eles tenham feito a parte deles correta , dando Abandono de Emprego, com documentação comprobatória, e ainda mais que já se passaram 8 anos pelo que entendi, ja foram prescritos vários direitos que ela teria. Entretanto a Baixa na CP, ela poderá pleitear, mas se foi abandono e o empregador estiver bem amparado legalmente, o que ela poderá para conseguir a Baixa e pedir demissão, porem tem o problema da homologação, caso ela estivesse obrigada ha mesma.
Concluindo, fazem a besteira sem consultar ninguém, e depois para consertar ( o que e muito mais difícil) e caro, procuram aconselhamento. Ela poderá procurar um advogado, mas dependendo do valor que tenha e das circunstancias do caso, dificilmente algum se interesse pelo caso, e os honorários vai engolir o que ela tem a receber, se os tiver. Defensoria publica, nem pensar, não se mexem, e nem tataraneto vai receber se houver algo.
Sds. Ribeiro - Elogio-a pela intenção de ajudar sua vizinha, mas nem toda as historias que nos contam , são a versão real dos fatos, mas sim a do que conta a historia. Fica entre nos, pois ela pode me rogar uma praga ( mas praga em velho não pega mas na duvida né), eu ja escutei muitas historias, como a dela, mas os fatos reais eram outros

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.