x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.204

MEI como sócio em LTDA

Isabelle da Conceição

Isabelle da Conceição

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 19:40

Boa noite,

Tenho um cliente que tem um MEI e pretende entrar como sócio de uma empresa de sociedade limitada (LTDA). Mas ele não deseja dar baixa no MEI, ele gostaria de desenquadrar, para posteriormente pode usar o CNPJ em outra loja. Porém tenho uma dúvida já que ele só pretende desenquadrar e não "regularizar" agora o CNPJ na Junta.
Se eu desenquadrá-lo e começar o processo para inclusão dele na LTDA pode haver algum problema? No pedido de viabilidade? Já que o CNPJ (desenquadrado do MEI) não vai estar "regularizado" na JUNTA?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 22 julho 2017 | 10:45

Exatamente isso, explica isso a ele, milagre só dizem, e com Santo Expedito, contador nao faz. Alguns fazem e atrapalhadas e magicas, que em geral trazem consequências desagradaveis para o contador e o cliente.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 13:18

Isabelle da Conceição ,

O único fato de irá ocorrer é que o MEI será desenquadrado do MEI, apenas isto.

Ele possuirá duas empresa, uma LTDA e, consequentemente, um Empresário que NÃO SERÁ MAIS MEI, apenas Simples Nacional

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Rubson Sipriano

Rubson Sipriano

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 13:37

Cara colega Isabelle,

Dispondo das respostas acima dos colegas, é importante mencionar ao cliente que a partir do momento que ele for desenquadrado como MEI, o mesmo será obrigatoriamente tributado na forma do simples nacional.

Quanto ao processo de constituição da empresa LTDA., não ocorrerá nenhuma exigência ou algo similar, nem na viabilidade, porém, o CNPJ do MEI deverá estar desenquadrado no decorrer do processo como já mencionado por você no tópico deste.


Um grande abraço e todo sucesso.

Saudações,

Rubson Sipriano.
RSC Assessoria e Consultoria Empresarial
Email: [email protected]
Contato: +55 21 96981-0997

"Nada acontece por acaso, por isso, lute em prol dos seus sonhos: produtividade é fruto de trabalho
árduo."
Isabelle da Conceição

Isabelle da Conceição

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 10:45

Agradeço pela ajuda de todos.

Conversei com ele e o mesmo agora quer desenquadrar e transformar o MEI em LTDA.
Eu já vi vários "passo a passo" desse processo de transformação, mas ainda estou em dúvida. Alguém teria um passo a passo efetivo para esse processo no RJ?

Ou, ao menos, pode me ajudar se esse "passo a passo" a seguir, está correto ou completo:

TRANSFORMAÇÃO DE OUTRA NATUREZA JURÍDICA PARA EMPRESÁRIO

O processo deve vir em duas capas de processo.
1ª capa:
· Capa de processo;
· 1 via do ato na natureza jurídica de origem de alteração transformando a natureza jurídica para empresário, com firmas reconhecidas.
· Guia da Jucerja ato 005 ;
· DARF código 6621 R$21,00.
2ª capa
· Capa de processo;
· 1 via do Requerimento de Empresário, assinado e reconhecido firma pelo empresário. Ato 080 Inscrição, evento 046 Transformação;
· Cópia autenticada do documento de identidade do empresário;
· Pedido de viabilidade;
· Declaração de Enquadramento de ME ou EPP (opcional);
· Guia da Jucerja ato 102 ;
· DARF código 6621 R$10,00;
· DBE de alteração de CNPJ da Receita Federal.

TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO PARA OUTRO TIPO JURÍDICO

Processo deve ser feito em duas capas de processo:
· 1ª capa
o 1 via do requerimento de empresário – ato 002 alteração e evento 046 transformação, com firma reconhecida do empresário;
o Guia da Jucerja – ato 005
o DARF código 6621 – R$21,00
· 2ª capa
o 1 via do ato constitutivo da nova natureza jurídica com firmas reconhecidas;
o Cópia autenticada das identidades do sócio / titular
o Pedido de viabilidade de alteração de natureza jurídica para a nova natureza jurídica
o Guia da Jucerja ato 102 ( LTDA )
o DARF código 6621 R$21,00
Os processos devem ser entregues juntos e vinculados.

Caso o Empresário esteja registrado como MEI e esteja promovendo o Desenquadramento do SIMEI, apresentar a consulta de optantes do Simples Nacional com data de saída do SIMEI na primeira capa.


A empresa dele não tem alvará, ele não deu entrada. (Eu deveria dar entrada no alvará antes do desenquadramento?) Mesmo sendo um comércio, não tem Inscrição Estadual, pois o Estado não permitia.

Creio que o passo a passo está incompleto porque ainda teria que ir a Receita, dar entrada no alvará e na Inscrição Estadual, mas não sei além da ordem do processo, se pode haver outro problema.




Realmente agradeço pela ajuda, tenho pouca experiência e aqui tenho recebido ajuda necessária e a coragem para atuar na área contábil.

Rubson Sipriano

Rubson Sipriano

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 11:45

Cara colega Isabelle,

Recentemente fiz uma transformação de MEI em LTDA na JUCERJA, e todas as informações acima TEORICAMENTE estão corretas, no entanto, efetivamente a prática junto a JUCERJA é a transformação do MEI direto para LTDA, conforme foi informado presencialmente por um julgador.

Em caso de maiores dúvidas e documentações, entre em contato, pois esse processo é complexo e delicado, além de uma grande exigência em paciência.

Saudações.

Saudações,

Rubson Sipriano.
RSC Assessoria e Consultoria Empresarial
Email: [email protected]
Contato: +55 21 96981-0997

"Nada acontece por acaso, por isso, lute em prol dos seus sonhos: produtividade é fruto de trabalho
árduo."
Isabelle da Conceição

Isabelle da Conceição

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 13:54

Entendo.

Obrigado pela ajuda, Rubson.

Eu apenas queria ter certeza se eu tenho que fazer esses dois processos, pois achei que tinha apenas que transformar o empresário em Ltda.

Também o meu cliente quer saber quanto custaria todo o processo, por isso também precisava saber. Já que pesquisando no site da JUCERJA as guias de ato 005 e ato 102 tem o valor de R$ 554,00, cada. Está correto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.