Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 5.463

Baixa de CNPJ de igreja Inativa

CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 08:35

Bom Dia!

Amigos

Uma duvida, fui procurado por um pastor de igreja, solicitando a baixa de um cpnj da igreja em qual ele era presidente, segundo ele não era remunerado e não era pago inss, o mesmo trabalhava em uma empresa a qual o demitiu e foi solicitar o seguro desemprego e não conseguiu receber porque a caixa econômica informou que o mesmo teria vinculo empregatício e puxaram de onde seria e constataram que era da igreja.

O pastor me informou que essa igreja com cnpj como ativo, já fechou as portas faz muitos anos, porem nunca se preocupou em dar baixa na mesma.

Gostaria de saber como devo proceder para dar baixa nesse cnpj? Preciso de uma ata de encerramento e dbe de baixa ou apenas efetuar o dbe já resolve?


Obrigado pela ajuda desde já.


Clécio Moura.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 08:49

Clecio,

Deve-se fazer uma ata de dissolução da igreja, em obediência ao que diz o estatuto da mesma (observar a cláusula de dissolução).

Junto a isto, elabore um DBE de liquidação da igreja e observe o procedimento específico do cartório onde ela está registrada (alguns cartórios têm requerimentos e procedimentos próprios).

Não se esqueça de averiguar se não há nenhuma pendência de débitos/entrega de declarações perante à RFB. Isso não impede a baixa do CNPJ, mas as pendências continuarão a ser cobradas mesmo após a baixa.


At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.