x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 30

acessos 214.835

ECF com troca de contador no período da escrituração

André Faleiro

André Faleiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 09:44

Uma empresa veio para o meu escritório em 08/2016.
Gostaria de saber como fazer para transmitir a ECF da mesma, tendo em vista que só é permitido um único arquivo.

Na ECD, fizemos conforme o permitido: A outra contabilidade transmitiu de 01/01 a 31/07 e eu transmiti de 01/08 a 31/12.
Porém, não mencionei na ECD que houve troca de contador.

Preciso retificar a ECD?
O que fazer na ECF?

Muito obrigado.

Pedro Jailson Fereira Brito da Silva

Pedro Jailson Fereira Brito da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 10:52

Bom dia, Caro André! Tudo bem?

Veja a orientação no manual da ECD e ECF no que diz respeito a isso:

No manual da ECF diz:


1.10. Mudança de Contador no Período ou Mudança de Planos de Contas no Período


Não é possível transmitir duas ou mais ECF caso ocorra mudança de contador no período ou mudança de plano de contas no período. A ECF deve ser transmitida em arquivo único, a menos que ocorra alguma das situações especiais previstas no registro 0000. Caso a entidade tenha que recuperar os dados da ECD, devem ser recuperados os dois arquivos da ECD transmitidos (um para cada contador ou um para cada plano de contas). Contudo, para que a ECF recupere os dados corretamente é necessário que os saldos finais das contas que aparecem no primeiro arquivo (primeiro contador ou primeiro plano de contas) sejam iguais aos saldos iniciais dessas mesmas contas que aparecem no segundo arquivo (segundo contador ou segundo plano de contas). Isso pode ser feito, na ECD, por meio do preenchimento do registro I157 (transferência de plano de contas) no segundo arquivo da ECD, conforme instruções do Manual de Orientação do Leiaute da ECD.
Se isso não ocorrer, a ECF recuperará somente os dados do segundo arquivo e os ajustes necessários deverão ser realizados na própria ECF ou na ECD, por meio de substituição.



Manual da ECD
Registro I157: Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior

Este registro deve ser utilizado para informar as transferências de saldos das contas do plano de conta anterior, quando não forem realizados lançamentos contábeis transferindo o saldo da conta antiga para a conta nova nos registros I200 e I250.




Em resumo, a decisão é sua, proceda com os ajustes direto na ECF, ou retifique a ECD informando o campo I157. Em ambos os casos resolverá o problema



Link do manual ECD: http://sped.rfb.gov.br/arquivo/show/1640
Link do manual ECF: http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644

Eduardo Petrolli

Eduardo Petrolli

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 11:06

Bom dia Jose Carlos Barbosa Pereira, tudo certo meu amigo?

Então, eu tenho uma situação dessa forma. São duas ECD's entregues e não consigo unificar as duas na ECF, não fecha nada com nada. Lhe enviei um e-mail, no que puder responder fico grato.

Abraço

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 11:19

Prezados.

Conforme sinalizou o colega Pedro Jailson, a ECF só permiti enviar um unico arquivo, o problema está na mascara das ECD's. trabalho com uma empresa onde o fechamento é trimestral e a entrega da da ECD são quatro arquivos e quando vou fazer a ECF recupero todos e não da erro.

Com relação ao erro pode ser que a mascada das ECD's enviadas não seja igual. Ai complica.

Também neste ano enviei uma ECD com dois arquivos uma assinada por mim e outra por outro contador, entretanto com mascaras diferentes na hora da de validar a ECF o erro surgiu.

Então a solução foi recuperar a ECD assinada pelo outro contador em meu sistema mudar a mascara eu corri o risco assinei e transmiti para poder enviar a ECF.

Caro Andre Faleiro, o contador titular terá que correr o risco em assinar a ECF do ano. Não existe outra forma.

Espero ter ajudado.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
Raissa Gonçalves

Raissa Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 3 julho 2018 | 15:59

Gente,

tenho um caso assim. Tenho 2 arquivos da ECD. Um com um plano de contas e o 2º com meu plano de contas atual. Ao fazer a ECD fiz referencia ao registro I157, no 2º arquivo e enviei normal. Porém agora na ECF ele não consta o plano de contas anterior, pois ele carrega apenas o que teve movimentação em dez/2017. Dessa forma os registros do meu 1º arquivo estão com erro. Estou desesperada. No fale conosco do Sped eles falaam para ler o manual e sei que no autoatendimento ele não respondem esse tipo de questão.

Tá difícil

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 3 julho 2018 | 16:11

Patricia e Raissa,

Eu reafirmo o que disse anteriormente, como ainda não peguei o manual ECF deste ano, não sei se já atualizou e flexibilizou este problema de somente constar a assinatura de um contador, agora no que se refere a mascara do plano de contas, vocês terão que escolher um plano de contas para que todos os arquivos estejam iguais, caso contrario não valida.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
RAFAEL DE JESUS OLIVEIRA

Rafael de Jesus Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 08:27

Bom dia Prezados!

Eu consigo gerar um arquivo da ECF (Exportar arquivo) com apenas a assinatura do Contador?

Qual meu problema: tenho um ex-cliente que fizemos a contabilidade até dezembro de 2017, deste modo, sendo nosso escritório, o encarregado pela entrega da ECF 2018 Ano 2017. Porém, esse cliente é de outra cidade, e o certificado A3 estão com eles. Como solucionar isso.

Obrigado.

Cássia Paiva

Cássia Paiva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 27 julho 2018 | 13:02

Bom dia!

Referente a troca de contador, a empresa teve dois contadores no decorrer do ano, o primeiro foi responsável ate 30/09/2017 entregou a ecd deste período, o segundo de 01/10 a 31/12/2017 a empresa não movimentou neste período, portanto não foi entregue ecd. Agora o 1 contador está questionando porque o segundo não entregou a ecd mesmo zerada. porque com a data ate 30/09 ele não consegue enviar a ecf.. qual seria o procedimento correto neste caso???


Alguém pode me ajudar!!!

ABNERA MARIA DO NASCIMENTO

Abnera Maria do Nascimento

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 29 julho 2018 | 14:56

Cristiano Cristiano Almeida, não consegui acessar o link que enviou.
Tem como postar novamente?

Estou com problemas em uma ECF de um cliente que fizemos a contabilidade a partir de maio/2017.
O suporte do sistema que utilizamos, não soube nos orientar como gerar o arquivo i157.

Está dando vários erros.

Obrigada

Jaqueline da Rocha Silva

Jaqueline da Rocha Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 7 junho 2019 | 10:51

Olá Pessoal, 

Estou com o seguinte problema: A empresa tem duas ecd's, uma de 01 a 05 e uma de 06 a 12.
Quando recupero os arquivos para a ECF, só me aparece os saldos de 06 a 12, alguém pode me dar uma luz de como resolver?

Att, 
Jaqueline 

WANESSA

Wanessa

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 19 junho 2019 | 12:02

Bom dia!
Estou com um problema, tenho uma empresa lucro real que teve um contador do 01/2018 até 06/2018 e o escritório que eu trabalho do 07/2018 até 12/2018. Fiz a ECD correta eles fizeram do período deles e a gente do nosso período, sendo que agora para fazer o ECF descobrir que eles não fizeram a vinculação de uma conta contábil com a referencial, e esta dando erro. Como posso corrigir esse erro?

André Faleiro

André Faleiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 21 junho 2019 | 06:54

Wanessa, bom dia.

A opção mais "fácil" é retificar a sua ECD (que foi a última) informando no bloco correspondente à vinculação do Plano de Contas entre a sua ECD e a ECD anterior feita pelo outro contador.
Se não retificar a ECD, você terá muiiiito trabalho na ECF para referenciar as contas e, em alguns casos, você não conseguirá dependendo da complexidade do Plano de Contas.
A conselho a retificar sua ECD para facilitar sua ECF e também para que tudo fique certo dentro do estabelecido no manual.

João Vitor

João Vitor

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 29 julho 2019 | 16:00

Boa Tarde a todos.

Meu problema é parecido com o da Jaqueline,os períodos são idênticos,porém eu fiz a informação no 2º ECD no registro I157,mesmo assim ainda gerou 90 erros sem contar que os saldos iniciais não batem.

Erros abaixo :

 1 - A conta contábil constante neste registro deve existir no registro J050 como analítica e deve haver um registro J051 filho que vincula a conta contábil e centro de custo constantes neste registro a um referencia
2 - O campo possui um valor diferente de seus valores válidos

Todos os erros quando clico vai para as contas do primeiro contador(1º ECD),como se o código da conta fosse inválido.

Obrigado!

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 10:33

Prezados bom dia!

Acabei encontrando esse tópico, gostaria de tirar uma dúvida.

Contador 01 = Enviou ECD entre 01/01/2020 a 31/05/2020.
Contador 02 = Enviou ECD entre 01/06/2020 a 31/12/2020.

Agora para enviar a ECF, como se deve proceder?
Deve-se gerar no sistema entre 01/01/2020 a 31/12/2020?
Ou
Deve-se gerar o arquivo ECF entre 01/06/2020 a 31/12/2020?

Obrigado desde já

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.