x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.020

INSS Empresario e Autônomo

Osiel Franco dos Santos

Osiel Franco dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 10:36

bom dia,
tenho um cliente que é sócio em uma empresa e fará retirada mensal de 1 salário minimo para contribuição ao INSS a titulo de pró-labore e também quer recolher um valor referente a atividade autônoma, minha dúvida é se ele pode fazer dessa forma? Outra questão é se ele aproveitará as duas contribuições para efeito de cálculo de aposentadoria ou beneficio?
Desde já agradeço

Osiel Franco dos Santos

Eder Silveira

Eder Silveira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 08:58

Osiel
Sim é possível e ambos serão computados para a previdência, porém precisa ficar atento pois eles são complementares.

Na sefip precisa ir a informação que ele tem "multiplos vínculos" e você precisa informar no segundo recolhimento o quanto ele já recolheu no primeiro.

Essa informação de multiplos vínculos fica na aba cadastro da sefip, no nome do funcionário ao lado do campo matrícula terá o campo Ocorrência, coloque a informação ali.

Empreendedor graduado em administração de empresas. Diretor da Eficaz Folha de Pagamento, empresa especializada em Gestão da Folha de Pagamento para escritórios de contabilidade.
https://www.folhaeficaz.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.