x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 21.982

Aumento de Dissídio

Sandra Veiga

Sandra Veiga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 15:37

Boa tarde, tenho uma grande dúvida no calculo de aumento salarial referente a dissidio de empregados que tiveram promoção, geralmente no acordo a cláusula do aumento é o seguinte, por exemplo: Data Base Março/2009 - 6% sobre o salario de 03/2008, não podendo compensar aumentos por motivo de promoção.
OK, então um empregado ganhava R$ 500,00, em 03/2008, em 02/2009 foi promovido e passou a ganhar R$ 1.000,00, ele ganhou um aumento de 100%, mas não posso compensar, tudo bem, então eu calculo: 500,00 * 6% = 30,00, e somo ao salário, passando a receber em 03/2009, R$ 1.030,00.

Se seguirmos ao pé da letra o dissidio no meu entendimento esse seria o calculo correto, mas muitos sindicatos exigem o aumento sobre o salario atual, no caso acima = 1.000,00 * 6%= 60,00, passando a ganhar R$ 1.060,00.

Gostaria de saber qual a opinião dos colegas sobre esse assunto!!!

Desde já agradeço.

Sandra Veiga
@Oculto

Att.,
Sandra Veiga
Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Prata DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 15:51

Nas CCT´s diz que voce poderá compensar aumentos de natureza compulsória e antecipações, não podendo em casos de promoção, transferencia, equiparação, etc...Nesse caso o aumento é sobre o salario vigente, uma vez que ele recebeu uma promoção, logo o cálculo 2º está correto.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
Sandra Veiga

Sandra Veiga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 16:41

Mas a não estou compensando o aumento 100% da promoção, estou dando o aumento de 6% sobre o salario de 03/2008.
Não concordas?

Att.,
Sandra Veiga
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 21:08

Sandra, se o funcionário foi promovido, ele passou a exercer um cargo/função com mais responsabilidade o que justifica o acréscimo salarial, certo? Além disto, vc deve também considerar que em 03/2008 ele ocupava cargo/função diferente do de hoje, portanto, o salário que sofrerá reajuste será justamente o atual.
Por exemplo: Um operador de Cortadeira numa indústria moveleira, ganha em 03/2008 R$500,00, pelos excelentes serviços e capacidade mostrou-se capaz de ocupar o cargo de Lider de Secção, assim, em 08/2008 foi promovido e ocupa agora o tal cargo de Líder - com todas as responsabilidades e dedicação que este cargo requer - e recebe pelo cargo o salário de R$1.000,00 (havendo ou não uma política de cargos e salários nesta empresa). Oito meses depois o Sindicato estabelece o reajuste de 6% (para repor as perdas). Sobre qual salário vc aplicaria o reajuste da categoria? Na função pretérita de Operador, mais simples com menos responsabilidades, ou na atual de Lider onde ele atua com mais vigor, comprometimento e responsabilidades?
Simples, não é?

Eduardo Rodrigo do Nascimento

Eduardo Rodrigo do Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 09:58

Realmente concordo com os colegas.

Mas estou com uma dúvida. No meu caso o que ocorre é o seguinte.

A data base da categoria é Janeiro/2011. Só que o acordo coletivo ainda não saiu e está indo para justiça dentro de poucos dias.

Em Janeiro/2011 o funcionário ganhava R$ 1.000,00 . Passou fevereiro, Março e agora queremos promover ele para ganhar em torno de R$ 1.500,00.

Sendo que o acordo ainda não saiu, o reajuste que aplicarei é em cima de R$ 1.000,00 ou R$ 1.500,00?

Eu acho que o justo seja em cima de R$ 1.000,00 porque ele está sendo promovido somente agora. Mas não sei se estou certo!

Alguém pode me ajudar???

Eduardo Nascimento
Gerente de Recursos Humanos

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 10:50

O reajuste será retroativo incidindo sobre o salário à época, portanto, se a promoção ocorre apenas agora, o salário atual se mantem mas será devido ao trabalhador a diferenção refente aos meses anteriores (Jan e Fev).

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.