Contábeis o portal da profissão contábil

16
Set 2014
22:28

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Aumento de Dissídio

7   respostas
14.974   acessos

POSTS RELACIONADOS

Sandra Veiga

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 11 de agosto de 2009 às 15:37:28
Boa tarde, tenho uma grande dúvida no calculo de aumento salarial referente a dissidio de empregados que tiveram promoção, geralmente no acordo a cláusula do aumento é o seguinte, por exemplo: Data Base Março/2009 - 6% sobre o salario de 03/2008, não podendo compensar aumentos por motivo de promoção.
OK, então um empregado ganhava R$ 500,00, em 03/2008, em 02/2009 foi promovido e passou a ganhar R$ 1.000,00, ele ganhou um aumento de 100%, mas não posso compensar, tudo bem, então eu calculo: 500,00 * 6% = 30,00, e somo ao salário, passando a receber em 03/2009, R$ 1.030,00.

Se seguirmos ao pé da letra o dissidio no meu entendimento esse seria o calculo correto, mas muitos sindicatos exigem o aumento sobre o salario atual, no caso acima = 1.000,00 * 6%= 60,00, passando a ganhar R$ 1.060,00.

Gostaria de saber qual a opinião dos colegas sobre esse assunto!!!

Desde já agradeço.

Sandra Veiga
sandrasolucionar@yahoo.com.br

Att.,
Sandra Veiga
Marilene Ferraz Marcolino

Usuário 2 Estrelas de Prata

postada em: Terça-Feira, 11 de agosto de 2009 às 15:51:13
Nas CCT´s diz que voce poderá compensar aumentos de natureza compulsória e antecipações, não podendo em casos de promoção, transferencia, equiparação, etc...Nesse caso o aumento é sobre o salario vigente, uma vez que ele recebeu uma promoção, logo o cálculo 2º está correto.

Oque me dá medo não é os gritos dos maus e sim o silêncio dos bons. M.L.King
Eva Mello

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 11 de agosto de 2009 às 16:41:01
Olá Sandra,
Geralmente nas CCT q tenho acesso, o aumento deve ser sempre sobre o último salário base do func., nesse caso sobre R$ 1.000,00.
Abç.

Eva
Sandra Veiga

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 11 de agosto de 2009 às 16:41:49
Mas a não estou compensando o aumento 100% da promoção, estou dando o aumento de 6% sobre o salario de 03/2008.
Não concordas?

Att.,
Sandra Veiga
Kennya Eduardo

Consultor Especial

postada em: Quarta-Feira, 12 de agosto de 2009 às 21:08:21
Sandra, se o funcionário foi promovido, ele passou a exercer um cargo/função com mais responsabilidade o que justifica o acréscimo salarial, certo? Além disto, vc deve também considerar que em 03/2008 ele ocupava cargo/função diferente do de hoje, portanto, o salário que sofrerá reajuste será justamente o atual.
Por exemplo: Um operador de Cortadeira numa indústria moveleira, ganha em 03/2008 R$500,00, pelos excelentes serviços e capacidade mostrou-se capaz de ocupar o cargo de Lider de Secção, assim, em 08/2008 foi promovido e ocupa agora o tal cargo de Líder - com todas as responsabilidades e dedicação que este cargo requer - e recebe pelo cargo o salário de R$1.000,00 (havendo ou não uma política de cargos e salários nesta empresa). Oito meses depois o Sindicato estabelece o reajuste de 6% (para repor as perdas). Sobre qual salário vc aplicaria o reajuste da categoria? Na função pretérita de Operador, mais simples com menos responsabilidades, ou na atual de Lider onde ele atua com mais vigor, comprometimento e responsabilidades?
Simples, não é?
Mozart Rodrigues e Silva Neto

Usuário Estrela Dourada

postada em: Quinta-Feira, 13 de agosto de 2009 às 08:28:01
Simples e óbvio demais até.
postada em: Terça-Feira, 15 de março de 2011 às 09:58:23
Realmente concordo com os colegas.

Mas estou com uma dúvida. No meu caso o que ocorre é o seguinte.

A data base da categoria é Janeiro/2011. Só que o acordo coletivo ainda não saiu e está indo para justiça dentro de poucos dias.

Em Janeiro/2011 o funcionário ganhava R$ 1.000,00 . Passou fevereiro, Março e agora queremos promover ele para ganhar em torno de R$ 1.500,00.

Sendo que o acordo ainda não saiu, o reajuste que aplicarei é em cima de R$ 1.000,00 ou R$ 1.500,00?

Eu acho que o justo seja em cima de R$ 1.000,00 porque ele está sendo promovido somente agora. Mas não sei se estou certo!

Alguém pode me ajudar???

Eduardo Nascimento
Gerente de Recursos Humanos

Kennya Eduardo

Consultor Especial

postada em: Terça-Feira, 15 de março de 2011 às 10:50:00
O reajuste será retroativo incidindo sobre o salário à época, portanto, se a promoção ocorre apenas agora, o salário atual se mantem mas será devido ao trabalhador a diferenção refente aos meses anteriores (Jan e Fev).

Espero ter ajudado.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.18 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César