x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 348

Dúvida sobre DCTF

FREDSON SOARES FERREIRA

Fredson Soares Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 15:52

Prezados,
Boa tarde.

Estou com a seguinte situação. A Empresa (Lucro Real) , apresentava lucro e estava apurando e recolhendo IR e CSLL por estimativa mensal e o mesmo foi informado na DCTF da época, até Outubro.
Porém, em Novembro, houve um lançamento retroativo que inverteu o resultado para prejuízo. Foi realizada a retificação da ECF, apresentando o prejuízo e foi utilizado o crédito dos valores recolhidos em PerdComps do ano seguinte.
Porém, ninguém retificou as DCTFs da época e agora a Receita está questionando a divergência entre o IR e CS apresentados nas DCTFs e os valores na ECF.

Para fazer a retificação da ECF, eu simplesmente não informo o IR e o CS, uma vez que o débito é zero? A Receita automaticamente entenderá que paguei os valores a mais e, por isso, utilizei como crédito na PERDCOMP do ano seguinte?

PS.: Isso é referente a 2014 e foi feito por outras pessoas na época e agora preciso retificar a DCTF de 2014.

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.