x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 333

Readmissão de funcionário e Sindicatos diferentes

VALMIR DOS SANTOS ELIAS

Valmir dos Santos Elias

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 17:37

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Venho expor os fatos e buscar um esclarecimento sobre o assunto, pois não consegui encontrar nada a respeito.

Trabalho em uma empresa de construção civil que presta serviços em SP e no MS.
Atualmente estamos com obras apenas no MS.
Temos funcionários contratados com piso salarial SP (Sindicato) que foram transferidos para trabalhar no MS e funcionários do próprio MS trabalhando no MS. De acordo com as Convenções Coletivas dos Sindicatos, os pisos salariais são diferentes entre SP e MS. Exemplo função Pedreiro: SP 1.724,00 e no MS 1.363,00.

Até aqui tudo bem pois quem é contratado do MS recebe piso do MS, agora a dúvida é a seguinte: um funcionário que já trabalhou na empresa em SP (ou até mesmo que foi transferido de SP para MS e depois houve a rescisão) com piso salarial de SP, pode ser readmitido para trabalhar no MS com piso do MS? Ou seja, com piso salarial menor? Ou tem alguma Lei ou Artigo que determine que a empresa seja obrigada a recontratar este funcionário com seu último piso salarial, que no caso seria de SP?

Entenderam a questão! É que temos que contratar novos funcionários e temos alguns que já trabalharam a alguns meses ou até anos na empresa aplicando o piso salarial de SP .


Me ajudem por favor.

Willian Aparecido Corsino

Willian Aparecido Corsino

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 08:44

Bom Dia Valmir,

É uma questão um pouco complicada, pois houve divergência no pagamento de salário aos funcionários seguindo convenção coletiva de base territorial diferente, mais nesse caso lhe aconselho a conversar com o sindicato da base territorial de MS, explicar essa situação e certamente os mesmos irão lhe passar uma posição exata pra você, pois a diferença do salário entre os estados é um pouco grande como citado.

Espero ter ajudado.

Att Willian,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.