x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 14.094

Substituição da ECD

ANDREIA VENDITTI

Andreia Venditti

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 00:01

Caros Colegas, Bom Dia

Tenho uma dúvida quanto a substituição da ECD 2017

Quando entreguei a ECD haviam algumas contas que não estavam com as contas referenciadas, e agora qdo fui entregar a ECF essas contas foram apontadas como erros, em grande quantidade, e que para saná-los é mais fácil com a substituição da ECD entregues.

O motivo da substituição é apenas para apontamento das contas referenciadas que na data da entregue não foram apontadas

As dúvidas são:

1: É preciso, neste caso, o anexo do Termo de Verificação?

2: É necessário a assinatura de 2 contadores, ou apenas a assinatura de 01 contador e do responsável pela Pessoa Jurídica, como se faz na entrega do arquivo original?

Desde já fico muito grata pela atenção de todos

BRUNA CRUZ ALVES

Bruna Cruz Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 07:56

Bom dia colega !

No registro J801 é obrigatório o termo de verificação enviado como arquivo rtf. Nas minhas ECD Retificadas teve que assinar dois contadores , eu como contadora e outro como Contador/Contabilista responsável pelo termo de verificação .

Pedro Jailson Fereira Brito da Silva

Pedro Jailson Fereira Brito da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 10:05

Bom dia, Andreia!

Nem sempre serão necessárias as assinaturas de dois contadores, somente quando houver alterações nos demonstrativos, lançamentos e saldos contábeis.

Entendo eu que, se o motivo da substituição for apenas o mapeamento de contas referenciais, o termo pode ser assinado somente pelo contador que está transmitindo o arquivo.


Conforme IN RFB 1422, §2º:

Art. 5º-A Depois de autenticados somente poderão ser substituídos os livros que contenham erros que não possam ser corrigidos por meio de lançamentos extemporâneos, nos termos das Normas Brasileiras de Contabilidade. (Incluído(a) pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1679, de 27 de dezembro de 2016)

§ 2º O Termo de Verificação para Fins de Substituição será assinado: (Incluído(a) pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1679, de 27 de dezembro de 2016)

I - pelo próprio profissional contábil que assina a escrituração substituta, quando a correção dos erros não depender de alterações de lançamentos contábeis, saldos, ou demonstrações contábeis, tais como, correções em termo de abertura ou de encerramento e na identificação dos signatários; (Incluído(a) pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1679, de 27 de dezembro de 2016)

II - por 2 (dois) profissionais contábeis, sendo 1 (um) deles contador, quando a correção do erro gerar alterações de lançamentos contábeis, de saldos ou de demonstrações não auditadas por auditor independente; (Incluído(a) pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1679, de 27 de dezembro de 2016)

III - por 2 (dois) contadores, sendo 1 (um) deles auditor independente, quando a correção do erro gerar alterações de lançamentos contábeis, de saldos ou de demonstrações que tenham sido auditadas por auditor independente. (Incluído(a) pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1679, de 27 de dezembro de 2016)

§ 3º São nulas as alterações feitas sem o Termo de Verificação para fins de Substituição de que trata o § 1º

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 10:14

Prezada.

Sem o termo você não consegue enviar a ECD. Em seu sistema contábil deve haver a disponibilidade de acrescentar a assinatura de um outro contador, onde será o mesmo contador que assinou a primeira ECD.

Agora se as contas que não estavam vinculadas no ECD fossem poucas você poderia modificar e fazer a vinculação dentro do PVA.

Como são varias, a solução mesmo é fazer todo o processo.

ASSINATURAS.
1 - CONTADOR
2 - CONTADOR (MESMO SÓ QUE COM A INDICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELA RETIFICADORA)
3 - EMPRESARIO.

Espero que ajude.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
ALCIDES MITSUHO

Alcides Mitsuho

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 15:07

Boa tarde,

Entreguei a ECD 2017 pela primeira vez. Ocorreu um erro na indicação da natureza de contas (no meu caso informei como natureza 01 as contas de compensação) e quando da importação da ECD no ECF esta danto errro no registro J050.

Estou retirficando a ECD para possibilitar a remessa da ECF.

Minha duvida é: Gero a ECD substitutiva no mesmo computador que enviei a ECD original. Será que a ECD substitutiva não irá sobrepor a ECD original?
Posso enviar a ECD substitutiva de outro computador.

Obrigado.

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 15:37

A nova ECD irá subscrever a que você enviou, entretanto, caso queira a original, você pode fazer uma copia de segurança ou baixar a mesma no receita net bx e baixa-la.

Mas não existe nenhum problema no que se refere a fazer a substitutiva em outro pc.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
ALCIDES MITSUHO

Alcides Mitsuho

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 10:49

Carlos Henrique Rodrigues, bom dia

Obrigado pela atenção.

A retificação da ECD poderá gerar multa. Só estou retificando a natureza das contas de compensação. Não houve omissão de informações nem inclusão de lançamentos.

Obrigado

Vanessa

Vanessa

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 10:58

Olá,

Pessoal, estou precisando retificar uma ECD, que não foram com as informações dos demonstrativos, tais como DRE, neste caso será necessário retificar e incluir dois contadores, correto?

Alguém possui o modelo para incluir no arquivo? poderia me enviar no e-mail por gentileza: @Oculto

Grata!

RENATA FERREIRA

Renata Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 3 julho 2019 | 15:47

Gente alguém pode me ajudar???
Eu assino o termo em si, ou só a assinatura da substituição já vale?
Porque não entendo como assinar um documento se precisa ser entregue na extensão rtf.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.