x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.178

Balanço fiscal x ano agrícola

Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 16:17

Prezados Colegas,
Uma das empresas do grupo empresarial em que trabalho pratica atividade rural e sempre encerrei seu balanço com base no exercício fiscal (01/01 até 31/12). Contudo todo ano os sócios questionam que o encerramento do balanço deveria respeitar o ano agrícola, para que pudéssemos conhecer o resultado efetivo das culturas.
Pesquisei como seria esse Balanço Agrícola e seu impacto em relação aos Speds Contábil e ECF, mas não consegui localizar nada para auxiliar na compreensão da sistemática, o que está me fazendo acreditar que para as empresas rurais são elaborados 02 balanços: o Fiscal e o agrícola (respeitando o período da safra que no meu caso seria de 01/07 a 30/06).
Alguém que tem conhecimento em contabilidade rural poderia me auxiliar?
São gerados 02 balanços mesmo? Caso seja um balanço só, como fica a questão dos prazos fiscais em relação aos SPEDs?
Antecipadamente agradeço.
Atenciosamente,
Vivian

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 16:26

Ola Vivian,

Os que os administradores querem é uma contabilidade gerencial, ou seja, você pode utilizar normalmente a contabilidade convecional e em paralelo efetuar o Balanço Agricola ( gerencial)

Por exemplo
Supondo que o ano agricola seria de 01/01/20X1 a 30/06/2x1 e o ano fiscal 01/01/20x1 a 31/12/x1
as informaçoes para efeitos de Balanço Agricola abrangeriam apenas 01/01/20x1 30/06/2x1.

As obrigações acessórias seguem o ano fiscal.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 17:08

Obrigado pela resposta Daniel, mas os sócios alegam que até os Bancos trabalham com Balanço Agrícola para análise na liberação de crédito para financiamentos destinados a atividade rural. Acho pouco provável que um Banco aceite Balanço Gerencial...

Eduardo Freitas

Eduardo Freitas

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 10:29

Olá Vivian, no meu entendimento o Daniel quis dizer que esse "balanço gerencial", é um balanço agrícola, podendo nos também conceituar como balanço social, são praticamente a mesma coisa. Na sua essência devem conter os mesmo dados, se no caso de agricultura que adentra o ano sub sequente, o balanço abrange dois anos fiscais diferentes, mas o exercício de produção é um só. (Ex. Soja plantio em Outubro e colheita em Maio). O ano fiscal é basicamente para apuração de imposto de renda, já o ano agrícola/social é para fim gerencial.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.