x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 901

Distribuição de Lucros

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 11:05

Bom dia,

Estou fazendo o balanço e a DRE de uma empresa que teve um faturamento anual de 800 mil e um lucro de 300 mil já contabilizadas todas as despesas, minha dúvida é se posso distribuir esse lucro total entre os sócios e os mesmos informarem na declaração de imposto de renda como isento?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 14:46

Boa tarde!

Então caso tenhas dinheiro em caixa/bancos, não há problema algum em você distribuir o Lucro entre os sócios e os mesmos irão informar isso sim na Declaração IRRF na partr de Rendimentos Isentos.

Complementando o questionamento do Paulo Ricardo, tem que tomar cuidado para não distribuir lucro sem ter o valor disponível.
Também não é correto distribuir lucros com algum passivo vencido (impostos, Fornecedores, encargos sociais, etc).

Não tinha visto sua resposta ao redigir esta, mas se eles foram "tirando" o dinheiro, você deverá contabilizar essas retiradas como adto. de lucro nos meses que ocorreram.

d - Adto. Lucro (AC)
C - Caixa/Bancos
Pela retirada mensal

D - Distribuição Lucro (PL)
C - Adto. Lucros
em 31/12/2017

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.