x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 4.459

Pagamento de comissão por PJ a leiloeiro PF

Nilce Mocellin

Nilce Mocellin

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 17:28

Olá,

há dias estou pesquisando sobre o assunto e não consegui chegar a uma conclusão com fundamentação legal. A dúvida é a seguinte:
Uma empresa paga comissão a leiloeiro pela venda dos bens que foram a leilão (ou seja, o leiloeiro está prestando o serviço para a empresa). O leiloeiro é obrigado a emitir nota fiscal do valor da comissão? Ou um recibo é aceito/válido?

Agradeço se puderem me auxiliar e se tiver a fundamentação legal, ficará melhor.

Nilce

Sydney Barbosa da Silva Junior

Sydney Barbosa da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 11:38

Bom dia Nilse.

Também estou com este mesmo problema (e outros adendos ao assunto) a alguns dias. Para efeitos de emissão da NF, se está comissão irá integrar o valor do bem (bem adquirido + comissão) e, então será contabilizada no ativo, ou se está comissão será uma Despesa Acessória atrelada a aquisição do bem, já que o Leiloeiro neste caso não é obrigado emitir Nota Fiscal da saída do bem.

Caso possua informações, se puder por favor compartilhar, assim eu também farei o mesmo.

Grato,
Sydney.

Nilce Mocellin

Nilce Mocellin

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 11:53

Sydney,

infelizmente não tenho a resposta para te auxiliar.
A minha pesquisa está somente quanto ao pagamento da comissão pela venda do bem, se o leiloeiro é obrigado a emitir a NF , ou se somente o recibo é válido (sem retenções de impostos).

Sydney Barbosa da Silva Junior

Sydney Barbosa da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 14:38

Olá, boa tarde!

Então, também tentei levar para este lado, "tentando transferir" as obrigações com emissão de Nota Fiscal, destaque do ICMS e Retenção no caso da comissão, para o Leiloeiro, mas também não consegui nada que ampare a tese.

Muito obrigado pelo retorno.

Se eu encontrar algo que possa te ajudar, retornarei aqui.

Abraços.

VILSON GARCIA PONDIOLI

Vilson Garcia Pondioli

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 16:39

Sydney Barbosa da Silva Junior , estou começando a trabalhar com leiloeiro e queria um amparo legal sobre o assunto. Dicas para contabilização, escrituração ... formas menos onerosas, podemos trocar contato para auxilio? obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.