Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.604

mudança de plano de contas e contador ECF como proceder

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 21:54

Guilherme.
Você pode primeiro conferir se a mascara do plano de contas do antigo cotador é igual a sua. Caso contrario você devera adaptar a sua a dele. Pois na hora da ECF o PVA não reconhecera as duas ECD's com plano de contas diferente.
Segundo, você pode importar a ECD do outro contador para o seu programa contábil e trabalhar o ano todo em sua contabilidade, lembrando de fazer copia de como você recebeu a contabilidade.
Eu fiz este processo e deu certo.

Espero que ajude

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
Andréa

Andréa

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 17:09

tenho uma empresa de veio em 10/2016 e informei na minha ECD o I157, referente a mudança do plano de contas. Porem ao importar as ecds na ECF, dá erro. Só consigo importar a ultima ecd e ainda assim, um monte de erro na validação.

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 20:24

Andréa eu também fiz este processo, porém, a ECD aceitou, o problema de fato ocorre na ECF. Como eu já mencionei anteriormente, foi preciso eu retificar a ECD todo com uma mesma mascara e depois transmiti a ECF.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
Andréa

Andréa

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 31 julho 2017 | 08:32

Pois então, conforme manual da ECD, precisa informar no i157 o plano de contas antigo relacionando com a nova mascara.
Retifiquei minha ecd informando isso, mas mesmo assim, continua importando apenas uma ecd.

E se entendi direito sua resposta, você configurou seu plano de contas igual ao do antigo contador. Foi isso?

Se alguem fez algo diferente, por gentileza, divulguem.

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 31 julho 2017 | 09:24

Correto Andréa.
Vale ressaltar que você tem duas ECD'S.
A sua e a do outro contador.
A sua responsabilidade é apenas o período que você escriturou, ou seja, o outro contador deveria ter enviado a primeira parte e você o restante.
Sendo assim, para o ECF as mascaras tem que ser idênticas, caso contrario dá erro.
pelo que entendo não deve haver uma ECD e sim duas. As informações da ECD devem ser mantidas o detalhe é que a ECF vai buscar o plano de contas e se o mesmo não for igual já sabe. Erro.

Espero que ajude

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.