x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 31

acessos 13.809

Cadastro de PIS Funcionário

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 29 julho 2017 | 10:55

Pessoal, bom dia!

Aqui na empresa tem uma funcionária que nunca trabalho de carteira assinada (fez a CTPS apenas para começar a trabalhar aqui) e com isso nunca fez o cadastro no PIS/PASEP.

Estou com dúvida no cadastro do PIS. Se quando enviamos o Conectividade Social /SEFIP já alimenta o cadastro no PIS ou se temos que fazer algum procedimento especifico em algum local?

Grato quem puder ajudar,

Diogo

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 30 julho 2017 | 17:22

Colega se a CP dela e do modelo novo ja vem com o numero do PIS cadastrado, se nao voce tera que fazer o cadastro do mesmo Junto A CEF, tem um formulario, entre no site da CEF, https://www.cef.gov.br, la voce tera todas as explicaçoes de que necessita ATUALIZADAS.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Bruna Finco

Bruna Finco

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 31 julho 2017 | 17:20

Diogo, boa tarde.

Você consegue fazer o cadastro através do Conectividade Social. Na aba que entraria em "Empregador" você seleciona "Cadastro NIS".
O número sai na hora. Sé é para muitos funcionários você pode fazer o cadastro em LOTE, assim enviará o arquivo de vários funcionários, mas receberá depois de alguns dias.

Espero ter ajudado.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 1 agosto 2017 | 10:01

Parabéns Bruna, esta ligada, e enfronhada no assunto. Nao esta informada mas muito bem enfronhada pela resposta que deu , continue assim , precisamos de pessoas como você, aqui e no mundo, mostre a que veio.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 16:49

Prezados Manoel e Bianca, Boa tarde!

Agradeço pelos esclarecimentos.

São pessoas assim dispostas a ajudar que o Brasil precisa.

Deus abençoe a todos!!

Diogo

Bruna Finco

Bruna Finco

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 16:48

Isso mesmo Vanessa, quando estou com dúvida ou querendo confirmar ligo no número 0800 726 0207 PIS CAIXA, porém se o funcionário estiver com alguma pendência na Caixa eles não informarão.. Ouvi dizer que a Caixa não estava mais informando o número de PIS, mas não sei se é verdade.
Não custa tentar rs.

Não sei se pode ajudar, nesse site você também consegue mas acho que teria que gerar uma senha para a pessoa http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet


anderson

Anderson

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 11:31

Olá a todos!!!

Tenho que contratar uma funcionária que não tem o PIS, mas a mesma tem o NIT, tem como converter para o PIS??? E qual o procedimento???

A empresa não tem a Conectividade Social (ICP) , mas tem o antigo (PRI) e não tem a opção para cadastrar o PIS da funcionária, a Caixa ainda aceita o formulário preenchido nas agências da própria Caixa, se sim, qual é este formulário???

Agradeço a todos...

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 12:17

Vai a caixa tem um formulário para transformar o NIS em PIS, da trabalho vai logo.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
anderson

Anderson

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 15:23

Sabe o nome do formulário???
Eu acho quem deve ir na Caixa é a funcionária e não a empresa, ou seja, são dados da funcionária, porque a caixa não vai querer fazer essa mudança sem o titular, concorda comigo?????

Lembrando que ela ainda não é funcionária...

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 18:58

Prezada Karina essa eu não entendi, poderia nos explicar, ou você quiz dizer que ele pode emitir o formulário pela Conectividade social , honestamente não captei a mensagem da honorável colega, foi muito sucinta Agradecemos.
Sds. Ribeiro.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 08:43

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Quando vc entra no formulário online para preencher os dados do trabalhador, o sistema puxa automático o CNPJ do certificado, mas permite alterar para qlq CNPJ, que na verdade não influencia em nada creio eu, já que o vínculo com o CNPJ só é criado quando a 1° guia de FGTS/INSS é paga.

Então qlq certificado pode ser utilizado, basta alterar pro CNPJ do empregador que dá certo, ou pelo menos dava das vezes que fiz.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 10 fevereiro 2018 | 17:42

otimo saber disso, obrigado Karina. VAMOS EXPERIMENTAR.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
KARINDIELLY ALVES PONTE

Karindielly Alves Ponte

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 15 fevereiro 2018 | 18:23

Boa tarde!

Karina, já cadastrei vários PIS alterando o CNPJ da empresa, porém há duas semanas não estou conseguindo, quando entro no cadastro NIS pelo CNPJ do certificado consigo colocar os dados do funcionário, mas não consigo alterar o CNPJ do empregador, e quando acesso com a procuração e troco de CNPJ da empresa, que entro em Cadastro NIS, só aparece a mensagem "sessão expirada tente mais tarde".
Já aconteceu isso com você? estou sem saber o que fazer.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 fevereiro 2018 | 10:31

Karindielly Alves Ponte

Faz um tempo que não utilizo esse sistema, mas fiz um teste agora e realmente não dá mais pra alterar o CNPJ. Ele até tem a opção de "limpar" os dados do formulário, mas não habilita para inserir um novo CNPJ.

Parece que atualizou o sistema......

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
anderson

Anderson

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 23 fevereiro 2018 | 09:53

Será que levando o formulário DMN na Caixa, eles alteram o NIS para PIS na hora?

Quando coloco o número no NIS no cageg o programa não aceita, será que, fazendo essa alteração ou melhor essa fusão do NIS e PIS com este formulário o programa caged vai aceitar, porque o numero vai continuar o mesmo, alguém já passou por isso???

Uma outra pergunta, neste formulário tem que colocar a data de vinculo do funcionário, porém o mesmo não está registrado, porque não consigo transmitir o caged por causa do número do NIS, porque na admissão do funcionário deve-se transmitir o caged no mesmo dia, não sei o que fazer....

No aguardo colegas...


Até o momento não tive resposta, porém tive uma ideia, será que posso fazer o cadastro do PIS da funcionária no certificado da contabilidade, e depois faço o registro da mesma na empresa certa, que no caso é um condomínio, não vou fazer o recolhimento do FGTS, GPS e etc, no CNPJ da contabilidade, e sim, do condomínio, será que posso fazer isso e não vai dar nenhum problema, alguém já fez isso???? No aguardo...

Eliane

Eliane

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 10:13

Olá pessoal, bom dia!!

Minha primeira vez aqui...
Gostaria de uma ajuda, aqui na empresa fizeram uma admissão de primeiro emprego em 2015 e cadastraram nessa admissão o PIS de uma ex-funcionária.
Ela me procurou com um documento do Ganha Tempo onde consta que ela ainda está ativa na empresa por conta desse cadastro indevido. Já corrigi a RAIS e o CAGED, porém ainda está constando esse vínculo.
Alguém saberia me dizer o que mais tenho que fazer para corrigir?
Obrigada,
Eliane

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 17:18

Colega, e um prazer te-la conosco, seja bem vinda, ao nosso convívio, quanto a sua pergunta, para nos nao ficou bem clara a sua duvida, isso e comum, pois a pessoa que faz a pergunta tem tudo de memória e as vezes nao traduz em palavras, esse e so um lembrete de um velho contador. Aparentemente o que ocorre e um erro no sistema de cadastro do PIS, voce diz que ela esta como ativa, nao e possível porque, ao ser demitida, e as informações passadas através do caged , e da SEFI/GEFIP, teria regularizado o mesmo. A funcionaria e que tera que verificar junto a Caixa o que houve , e se foi alguma falha de voces realmente o onus de acertar e da empresa, porem se a lambança foi da CEF, eles e que farao o acerto do cadastro.. Boa sorte, e foi um prazer em recebela-entre nos, participe, voce vai aprender muito com todos nos do fórum, nosso lema e sempre ajudar.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Eliane

Eliane

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 12:48

Olá Ribeiro... obrigada pela atenção.
Quando eu digo que ela está ativa, é por conta da admissão que fizeram utilizando o PIS dela depois dela ter saído da empresa, entende?

Igor Pinheiro

Igor Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 2 julho 2018 | 11:59

Boa tarde a todos. Estou com a mesma dúvida que o Anderson:

"...será que posso fazer o cadastro do PIS da funcionária no certificado da contabilidade(...) será que posso fazer isso e não vai dar nenhum problema, alguém já fez isso???? No aguardo..."

No caso eu preciso cadastrar o PIS de um empregador que nunca teve carteira assinada. Alguém já tentou ou sabe se não há problema em fazer isto?

Leonardo Souza

Leonardo Souza

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 12 julho 2018 | 13:24

Boa Tarde Igor !

Segundo orientação da CEF pelo 3004 1104, você entra com certificado da contabilidade, depois clica em "acessar Empresa Outorgante" apos isto, você clica na janela do lado direito em "CADASTRO NIS" ai sim você poderá gerar o PIS do funcionário, mas vai observar que estará já no CNPJ do seu cliente, aonde ele realmente ira ser registrado.

Espero ter ajudado!

Abraços

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 13 julho 2018 | 05:54

Muito interessante sua colaboração colega, parabéns pelo seu espirito colaborativo.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.