x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6.695

acessos 1.160.519

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 15:29

Cil Roberto Nogueira Junior boa tarde!


Bem-vindo à nossa equipe do Fórum!
Ganhamos um reforço na nossa equipe ebaaaa, a partir de hoje temos um novo colaborador no Fórum Contábil!
Desejamos que você se sinta bem entre nós, que faça parte das nossas vivências, que encontre oportunidades e condições para aprender e crescer assim como contribuir para o aprendizado de todos.
Esperamos sinceramente que a sua experiência conosco seja excelente e duradoura. Sinta-se muito bem acolhido. Desejamos as boas-vindas, muitas realizações e sucesso nesta nova empreitada. Boa sorte nas buscas e bom trabalho!
----------------------------------------------------

Isso mesmo!

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 16:49

Boa Tarde/Dia a todos!

Já tinha lido em várias publicações que o e-Social é uma revolução de comportamento naquilo que todos conhecemos do cotidiano de uma Micro e Pequena Empresa.

A última que olhei está aqui mesmo no Contábeis/Notícias
www.contabeis.com.br

Os Escritórios Contábeis terão que fazer o trabalho e o convencimento ao cliente terá que ser minucioso.

Estou reunindo o máximo de material para iniciar o treinamento desses clientes, e provável que não será instantâneo. Já sei que será um trabalho duro.

E também o manuseio dessa obrigação vai exigir tempo e pesquisa.

Boa sorte a todos.


MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
JULIO CESAR

Julio Cesar

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 11:20

Fredson Lopes

Concordo com Você.
A empresa deverá fazer uma varredura nos canais de informação para averiguação de informações cadastrais antes da admissão, pois após isso irá ser procurar agulha no palheiro.

Atenciosamente,

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 17:02

Adrielle


Boa tarde,

Alguém tem alguma informação sobre o cadastro das pessoas físicas inscritas no CEI, para e-social? A princípio será com o Caepf, porem não tenho nenhuma informação a mais sobre este assunto.


O que sabemos é que a Receita Federal será responsável por esta parte, mas ainda não temos nada além das páginas e orientações de cartilhas lançadas pela receita.

Andrews Augustus

Andrews Augustus

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 17:53

Boa tarde !

Referente a dúvida da Jessyca e mais alguém sobre admissão de funcionário com pendência.
Em uma palestra que compareci no SESCON-SP, o palestrante informou que no e-social haverá um código para admissão em que poderemos utilizar para transmitir e ela ficará em aberto para realizarmos este ajuste futuro.
Porém é como o próprio palestrante disse, "nossos clientes jamais poderão saber disso", além de complicar mais ainda nosso serviço e nos dar maior dor de cabeça, também vai de encontro com a ideologia do e-social, sendo o correto realizar os procedimentos que o Fredson passou.
1ª Consulta qualificação
2ª Direcionar o funcionário a atualização de seus documentos (caso necessário)
3ª Após correção realizar exame admissional e prosseguir com a admissão.
Aqui no escritório além de consultar todos os funcionários ativos, também toda admissão que chega já passamos pelo qualificador antes da admissão.

Atenciosamente,

Andrews Augustus
Edir Capelin

Edir Capelin

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Sábado | 19 agosto 2017 | 20:30

Pessoal, Boa noite

O projeto eSocial - Decreto 8.373/2014, já são quase 3 anos que venho acompanhando desde o 1º manual, já estamos na versão 2.2.01 e deverá sair em breve o 2.3 (espero que seja o definitivo), o que será exigido no eSocial basicamente é o cumprimento da legislação trabalhista/previdenciaria e de segurança e medicina do trabalho.

Os profissionais de DP/RH/SESMET deverão conhecer estas legislações e cumpri-las a risca, caso contrário terão muitas dificuldades e as empresas sofrerão multas e penalidades administrativas por parte dos orgãos participantes do projeto.

Enquanto aguardamos o ambiente teste, manual 2.3...... podemos tomar algumas medidas para amenizar o impacto do eSocial, como:
1) Atualizar os cadastros de funcionários, documentos, depedentes endereços e outros;
2) Conferir os CBOs da funções existentes em sua empresa;
3) Verificar se os exames médicos admissionais, periodicos, mudança função e demissional, estão sendo realiados em conformidade com a NR7;
4) Verificar se estão sendo cumpridas as cotas de PNE (portador de necessidades especiais) e Aprendiz;
5) Empresas que contratam estagiários se estão de acordo com a Lei 11.788/2008;
6) Adequar o periodo do cartão ponto - 01 a 31 de cada mes;
7) Conferir a tabela de eventos (incidencias de INSS, FGTS e IRRF);
8) No inicio do eSocial deverão todos os funcionarios da empresa estarem qualificados:
- No site esocial.gov.br - tem opção qualificação cadastral, ue pode ser feita individual ou por lote;
- Para qualificar sera necessário, Nome completo, Cpf, Pis e Data Nascimento;
- Caso haja algum dado a ajustar o sistema indicara o orgão para ajuste;
- As bases INSS, CEF, RFB e MTe deverão estar unificadas.
9) Conscientizar a Diretoria, gerencia, e o SESMET sobre o eSocial.

Espero ter contribuido com voces.

Abraço

Edir

Edir Capelin
Email: [email protected]
Skype: [email protected]
https://www.suporhte.com.br ou https://www.grh.com.br
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" (Kant)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 08:42

Andrews Augustus

Desculpe mas já fui a inúmeras palestras do eSocial, e o cadastro é para utilizarmos em casos, que temos ''pressa'' ele é um pre cadastro, teremos que preencher somente os dados iniciais, os demais serão preenchidos depois, isso é quando surgem admissões imediatas, no final do dia.

E antes de enviar outros eventos a admissão completa terá que ser preenchida, segue instruções pag 08 do Manual do eSocial



2.1.2 Cadastramento Inicial do Vínculo
O evento “S-2100 - Cadastramento Inicial do Vínculo” será enviado pelo
empregador/órgão público no início da implantação do eSocial, com todos os vínculos ativos, com
seus dados cadastrais atualizados, servindo de base para construção do "Registro de Eventos
Trabalhistas - RET", o qual será utilizado para validação dos eventos de folha de pagamento e
demais eventos enviados posteriormente. É o retrato dos vínculos dos trabalhadores existentes na
data da implantação do eSocial naquele empregador/órgão público. Deverá ser transmitido até a
data de início da obrigatoriedade do eSocial para aquele empregador/órgão público e antes do envio
de qualquer evento periódico ou não periódico

Andrea Mello

Andrea Mello

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 10:28

Independente de começar efetivamente ou não em 2018 acho que podemos começar a acompanhar e estudar.
Quem utiliza a Alterdata , eles ja começaram com palestras sobre. Vai no site e se informe. Fiz uma on line no inicio do mes e gostei muito. E estava aberta ao publico em geral. Não foi restrita a clientes.
Pela Alterdata já dá pra fazer a qualificação cadastral.
Mas no site tb dá. Segue o link
http://portal.esocial.gov.br/institucional/consulta-qualificacao-cadastral
acessa a qualificação on line, vai preenchendo os dados, adiciona 10 e consulta.
A identificação do trabalhador que hj basicamente é pelo PIS será via PIS e CPF. Então, a qualificação é determinante. Quem tem divergencia deve se regularizar antes de iniciar no e social. Inclusive os sócios que tem pro-labores.
Aqui no escritório teremos que mudar a rotina dos clientes quanto a mandar os documentos pra admissão depois que o funcionario já está trabalhando, esquecer do exame admissional, colocar de aviso e depois desistir, não programar férias com 1 mes de antecedencia, enfim muitos detalhes. Por isso resolvi escrever uma circular propondo uma mudança imediata na nossa rotina a fim de nos adequarmos às exigências do e-social.

Tamara Feliciano

Tamara Feliciano

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2017 | 13:56

Boa tarde!

Vocês estão conseguindo fazer a qualificação por lote? Utilizo o programa da Contimatic e vários funcionários estão com os dados corretos pela consulta online, mas quando o arquivo volta do portal do e-Social consta como REJEITADO. Entrei em contato com o suporte da Folha e me disseram que na próxima atualização do e-Social esse problema será corrigido. Não tenho bem certeza disso, mas tudo bem, gostaria só de confirmar se estão tendo o mesmo problema que o meu.

Obrigada!

Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 16:48

Olá colegas ! Tentei mandar um lote para qualificação cadastral e o site emperra... alguém tem conseguido? a Folhamatic quer que eu adquira um validador do e-social, vcs acham necessário? o meu sócio não quer, gostaria de opniões a respeito, até para convencê-lo se for o caso... Pelo que li a respeito não teremos clientes que se enquadrem à entrega a partir de janeiro 2018, somente em julho 2018 mesmo. Querem cobrar esse validador desde já.... mensalmente. Obrigada !!!

Tamara Feliciano

Tamara Feliciano

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 17:03

Pammela, boa tarde!

O primeiro link está indisponível.

Não sei no sistema de vocês, mas no da Contimatic quando o resultado da consulta em lote volta, aparece no cadastro de funcionários/sócios se os dados foram aprovados ou não, isso facilita muito o entendimento se está correto ou não. O problema é que vários estão com a consulta online como "Dados Corretos" e na consulta por lote volta como "Rejeitado".

Att,

Tamara Feliciano.

MARCELLE

Marcelle

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 6 anos Sexta-Feira | 8 setembro 2017 | 13:02

Meus amigos,


Uso o sistema Alterdata e até o momento, o sistema não foi adaptado para a consulta da produção restrita (só é possivel fazer a qualificação cadastral).

Minha pergunta para quem já está enviando os arquivos é a seguinte: O nível de complexidade é muito alto?

Tenho receio de o prazo ficar muito apertado

Atenciosamente,

Marcelle Cunha

__________________________


"Não existe sorte. Sorte é quando preparação encontra oportunidade."

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 8 setembro 2017 | 13:42

Marcelle

Veja o manual, assim você já consegue ter uma ideia dos dados solicitados, a base de dados a ser alimentada é bem ampla então quanto mais perto do que será solicitado é melhor...

Por exemplo no meu sistema agora se tem a informação de Identidade é obrigatório o orgão emissor, assim como a CNH passou a ter campos obrigatórios, os dependentes que tem 12 anos precisa o CPF, essas e outras informações você consegue no manual...

AMARILIO DE ANDRADE

Amarilio de Andrade

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 21:46

Srs, boa noite. É minha primeira participação aqui, espero estar no forum adequado e não ser repetitivo. Como devo proceder para regularizar o registro de uma empregada doméstica que contratei em 2014 ? Os salários, 13os, 1/3 de férias, transporte diário, sempre foram pagos em dia. Porém não fiz nenhum recolhimento dos tributos e obrigações nem antes nem depois do e-social, não tendo ainda feito o cadastramento da empregada. Agradeço antecipadamente toda a paciência que tiverem comigo nas orientações.

Jéssica Finsterbusch Eleuterio

Jéssica Finsterbusch Eleuterio

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 16:13

Boa tarde a todos

Uso o sistema Questor, e ele já está bem atualizado com relação ao eSocial.
Inclusive já estamos enviando arquivos para o ambiente de testes.

A quantidade de erros e configurações que precisamos fazer tanto no cadastro da empresa quanto dos funcionários é gigante!

Acredito que quem deixar para fazer as correções e testes em cima da hora vai encontrar bastante dificuldade.

Jéssica Finsterbusch Eleuterio
Analista de Recursos Humanos
Joinville/SC
Página 2 de 244

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.