Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.025

Rescisão Contratual por Decisão Judicial

ALANNA

Alanna

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 13:34

Boa Tarde

Uma Construtora possuía um funcionário afastado por acidente de trabalho desde 11/2007, porém o mesmo nunca se manifestou até então. Quando foi em Junho o mesmo entrou com uma ação trabalhista alegando que a empresa havia o abandonado em canteiro de obra. No dia 20/07 a empresa foi para audiência e o acordo foi o seguinte, o colaborador poderá sacar o FGTS pago de todo o período onde o Juiz que fará a movimentação para saque e lá na audiência também já foi dado baixa na CTPS do colaborador com data de 28/12/2007 que seria a data que o colaborador seria dispensado. O advogado da empresa me instruiu a fazer a rescisão com data de 20/07/2017, porém estou em duvida em quais códigos devo utilizar na: RAIS; FGTS; CAGED; Cod.Saque FGTS; HOMOLOGNET.

Alguém pode me ajudar???

Atenciosamente,
Alanna Reis
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 14:29

Alanna

Tem algo errado...creio que a baixa da CTPS ficou com data errada não?

A documentação não vai bater e vai dar problema....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
ALANNA

Alanna

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 14:46

Não, a baixa da CTPS foi realizada com data de 28/12/2007 porque foi quando ele iria ser dispensado, porém não foi colocado a data de termino no afastamento dele, assim foi recolhido o FGTS de todo o período até 20/07/2017. Então o Juiz fez a baixa e também a movimentação para que o mesmo saque o FGTS. Assim, eu só preciso fazer a rescisão para informações de CAGED e SEFIP/GFIP e é ai que vem minha duvida em quais códigos devo utilizar, pois a empresa não irá pagar nenhuma verba rescisória.

Atenciosamente,
Alanna Reis
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 14:52

Alanna

Pois é Alanna, mas pense comigo:

Quando ele for dar entrada na aposentadoria dele, o INSS vai conferir a CTPS, que vai constar baixa em uma data diferente do que vc vai informar na GFIP que é oq constará no CNIS e demais órgãos, pois vc informará CAGED e RAIS com data atual entende?

Outra coisa, como ele foi "demitido" em 2007 e possui FGTS depositado pela empresa até 2017?

A baixa deveria ser com data atual, verifique isso com o advogado.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
ALANNA

Alanna

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 14:59

Irei verificar com o advogado a questão da data. Porém, neste caso eu faria uma rescisão sem justa causa igual uma rescisão normal? Ou teria algum código diferente?

Atenciosamente,
Alanna Reis
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 15:05

Alanna

Das vezes que fiz, foi sem justa causa mesmo, peça orientação quanto a isso ao advogado tbm.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.