x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 610

IR Sobre Aluguel

CARINE FIDELIS DE MELO

Carine Fidelis de Melo

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 11:59

Bom dia amigos,

Estou com um caso que nunca vivenciei, a respeito de IR sobre Aluguel, até por que nunca fiz esse DARF e agora caiu no meu colo.. rsrs


Vou explicar mais ou menos p ver se alguém consegue me ajudar..

Trabalho numa contabilidade, meu cliente PJ alugou um estabelecimento de PF, através de Imobiliária..
No contrato de Locação comercial está assim:

Pelo Presente instrumento particular de contrato de locação, os abaixo assinados, de um lado..
no total seis pessoas como locadores, e abaixo os locatários, que são meu cliente e sócia.

Locado em 03/06/2015 - valor aluguel R$ 13.000,00 e pelo o que eu entendi, nunca foi recolhido o Imposto.

Agora um dos citados acima, da parte dos Locadores, faleceu, e estão solicitando as cópias dos DARFS pagos..

Preciso fazer um levantamento dos valores a serem pagos, gerar os DARFS, como seria esse processo?


Agradeço a quem puder me ajudar!!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 12:23

Prezada colega, e esse o raciocínio que você falou, vai dar um mundão de dinheiro, e dor de cabeça e mita bronca, pois o erro foi grosseiro. Teriam que estar retendo e recolhendo, o IRRF, e os proprietários declarando a mesma, em suas declarações, na proporcionalidade de cada um, no aluguel do imóvel. Teria que ter as DIRF, IRPF, refazer um montão de coisas., A imobiliária também, deve ter informado, se e que o Fez o DIMOB, errado ou não fez, pior ainda a multa e alta , ainda mais todo esse tempo. Melhor solução na minha opinião, com base em suas informações, e se reunirem , todos os interessados , para consertar, ou responsabilizar quem de direito, nessa novela. Quem deve estar cobrando os DARFS, pagos e o Advogado do Espolio do que faleceu, e bom ele se juntar na reunião também, para ver como vai ficar a coisa. Pois se uma das partes fizer de um jeito, que não seja coerente com as outras. Malha fina em todos os envolvidos e retroativos. A que vai levar a pior mesmo e a imobiliária por causa do DIMOB. Boa sorte a todos, e que cheguem a uma conclusão, para resolver o embroglio em que se meteram.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Eduardo Lessa

Eduardo Lessa

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 15:24

Boa tarde Carine Fidelis de Melo,
Durante este período não recolheram nenhum IR de aluguel? Se foi isso mesmo é como o Sr. Manoel Luiz Ribeiro Silva disse "o erro foi grosseiro".
Se foi isso mesmo, o melhor a fazer é o que o Sr. Manoel sugeriu, reunir todas as partes e alinhar os procedimentos para evitar maiores transtornos (além dos que terão).

Abraços,

Eduardo Lessa - L&B Consultoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.