x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 10.130

Adiantamento a Sócios.

Christopher Batista de Oliveira

Christopher Batista de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 7 agosto 2017 | 11:05

Bom dia,

Como o sócio faz inúmeras transferência da conta PJ para conta PF eu devo lançar assim ?

Débito: Adiantamento a Sócios
Crédito: C/C Banco xxx

E eu sou obrigado a fazer a distribuição no final do período ? Ou essa conta pode ficar com saldo de um ano para outro ?

Obrigado.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 7 agosto 2017 | 11:07

Olá, Christopher Batista de Oliveira

Quanto ao lançamento contábil é assim mesmo, no entanto, esses valores devem estar de acordo com o valor registrado como pró labore e se for como distribuição de lucros o mesmo só poder ser feito caso haja lucros a serem distribuídos. No caso de pró labore, deve ser calculado o INSS sobre o mesmo.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Christopher Batista de Oliveira

Christopher Batista de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 7 agosto 2017 | 11:24

Bom dia, Cláudio Antônio da Silva.

Entendi, no entanto, caso a empresa possua lucro eu sou obrigado a distribuir no final do exercício ? Ou posso manter o saldo de adiantamento a sócio para o período seguinte ? Existe alguma base legal para isso, procurei incansavelmente mas não encontrei, desculpe incomodá-lo e obrigado pela atenção.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 7 agosto 2017 | 11:27

Christopher,

Você deve abater o valor no saldo de lucros acumulados ou lucro apurado no exercício, caso a empresa não venha a ter lucros este valor não "pode" simplesmente passar para o exercício seguinte, mas sim deve ser tributado IR e INSS com base nas tabelas progressivas.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.