x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 2.376

MEI - ABERTURA GRATUITA - Serviços abrangentes

FERNANDA VOLPE

Fernanda Volpe

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 8 agosto 2017 | 12:08

Em relação a abertura do MEI, o que vocês colegas contábeis estão compreendendo como serviços de abertura que não podem ser cobrados.

A minha duvida reside que além da abertura e inscrição do CNPJ no portal, existem alguns outros serviços que realizamos no ato da abertura tais como: Preenchimento formulário para inscrição na Prefeitura, Preenchimento formulário para inscrição na vigilância sanitária, Preenchimento formulário para emissão de senha on line no posto fiscal, impressões e entrega de sefip inicial sem movimento.

Atualmente não cobramos nada, mas a demanda de serviços no ato da abertura tem sido muito grande para ser realizada sem nenhuma contrapartida

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 8 agosto 2017 | 12:28

Fernanda Volpe, boa tarde!


No escritório onde trabalho, o contador faz um "pacote" para abri-la em todos os órgãos e entregar toda regularizada.

Ontem mesmo abrimos uma e cobramos R$ 300,00 para todo o processo.

É um valor que cobre os gastos devido ir e volta nos órgãos e o tempo que levamos.

Realmente se não cobrar nada, vai chamar uma grande demanda de clientes, porque um indica outro e acaba te carregando de serviços que por um lado não há retorno, se ele não contratar seus serviços mensais.

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]
Cristiane M. Domingos

Cristiane M. Domingos

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 17:01

Esta situação de abertura gratuita para MEI gera vários entendimentos.

Aqui no escritório, nós não cobramos nada pela abertura, que inclui além da emissão do CNPJ e do Documento de Inscrição, os alvarás municipal e da Vigilância, dos Bombeiros, Inscrição Estadual, impressão das guias, cadastro no sistema emissor de Notas (tanto municipal quanto estadual cfe necessidade da empresa).
Anualmente, tenho que ligar para o MEI sempre que estiver aproximando a data de vencimento dos alvarás para renová-los, assim como para as declarações, que também não são cobradas.

Aqui é o primeiro lugar que trabalho que faz desta maneira, que particularmente não concordo. Eu perco muito tempo fazendo tudo isso, e nem para cobrar... pelo menos pelo papel e tonner que é gasto.
Os valores que cobramos de MEI's são apenas para aqueles que é feita a contabilidade. :(

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 17:04

Cristiane M. Domingos, boa tarde!

Realmente, fazer todo este processo e ainda ligar para lembrar as pessoas dos vencimentos dos alvarás é muito trabalhoso.

Acredito que seria necessário pelo menos cobrar uma ajuda, em relação a ida e vinda dos órgãos e o tempo que não é pouco.

Algumas pessoas acaba "abusando" da boa vontade, porque é de graça (para eles).

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]
Cristiane M. Domingos

Cristiane M. Domingos

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 17:13

Thaina Almeida Proença boa tarde!

Então, já tentei argumentar com meus superiores, de todo o trabalho, que colegas só não cobram a inscrição e impressão do CNPJ, mas eles preferem fazer desta maneira. Eu que acabo não ligando pra lembrar de nada, o interesse também é deles de entregarem as informações e tudo mais.

Vou continuar batendo nesta tecla, de que deveria haver a cobrança. Mas é tenso!

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 17:16

Cristiane M. Domingos,

realmente, o interesse tem que ser deles, até porque não são clientes de vocês.

Acaba perdendo tempo, ao invés de fazer coisas do cliente de vocês, estão fazendo trabalho que não serão recompensados.

Complicado ...

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]
Amanda de Moura Piva

Amanda de Moura Piva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 9 abril 2018 | 11:57

Boa tarde!
Estou com o mesmo problema. Até um tempo atrás, eu realizava poucas inscrições. Mas há alguns meses, começou a ter muita indicação, devido a gratuidade e boa prestação do serviço, e só no mês passado regularizei mais de 10 inscrições, o que tomou muito meu tempo.
Acho muito injusto sermos obrigados a manter a gratuidade, pois há alguns anos a justificativa era podermos enquadrar no Simples, mas como agora todas as profissões são permitidas, nada mais justo do que podermos cobrar pelo serviço

Vagner Costa

Vagner Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 10:13

Fazer todos esses serviços sem cobrança é um absurdo. Ainda mais quando a contrapartida que recebemos é a exclusão das atividades permitidas para MEI.
Acho que o CFC deveria ser mais ativo no tocante aos interesses e a organização da classe contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.