x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 519

Qualidade de Segurada

CARLA CABRAL

Carla Cabral

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 8 agosto 2017 | 14:12

Boa tarde!
Uma funcionária que foi dispensada sem justa causa com o ultimo dia de trabalho 30/11/2016, procurou a empresa agora 08/08/2017 informando que está gestante de 04 meses, a mesma gostaria de saber se ela tem algum direito da licença maternidade.

Consultei no 135 sobre essa situação eles informaram o seguinte:

- Período de segurada 12 meses

- Se recebeu seguro desemprego soma mais 12 meses

Totalizando 24 meses período de segurada.

Porém fiquei com pé atras com essa situação, vamos dizer que a criança nasce em dezembro e quando ela for dar entrada no salario maternidade o mesmo for negado.

Alguém já passou por alguma situação assim? Ou conhece alguém?

Obs.: Não passamos nenhuma informação para ela, orientamos ela ligar no 135.




Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 8 agosto 2017 | 14:29

Carla Cabral, a situação de segurada será avaliada no ato da solicitação do benefício, ou seja, quando ela for dar entrada no auxílio maternidade, quando o bebê nascer.

As informações de condições de segurada passadas pelo 135 estão corretas.

Dessa maneira, vamos utilizar seu exemplo, o bebê nascendo lá em dezembro. Naquele momento, será avaliada a situação de segurada dela. Se ela estiver dentro das condições, irá ter sua solicitação de benefício deferido favoravelmente.

Caso ela não esteja dentro da condição de segurada, seu benefício será negado, sem choro nem vela.

Portanto, seria interessante ela verificar junto ao INSS como realizar a manutenção de sua condição de segurada. Ou seja, o que ela precisa fazer AGORA, para que, quando o bebê nascer, ela esteja na condição de segurada e não tenha problemas com o indeferimento do pedido do auxílio.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.