x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 45

acessos 31.480

Capital Social

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2006 | 14:51

Considerando que voce já tenha os lançamentos de emprestimos lançados, e tambem considerando que estes emprestimos seja de um dos sócios da empresa.

D - Emprestimos
C - Capital Social

Estero ter lhe ajudado.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2006 | 17:51

Boa tarde Eliane

Forneça-nos mais alguns detalhes que permitam-nos orientá-la acertadamente.

O empréstimo está registrado na Contabilidade?
Foi feito em nome da empresa ou de um dos sócios?
O que você quis dizer com "aumentar o Capital através de um empréstimo?"

Sem mais detalhes fica difícil a resposta sem o risco de estarmos enganados

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2006 | 17:58

Boa tarde Victor

Os primeiros lançamentos na contabilidade de uma Entidade Sem Fins Lucrativos, devem ser aqueles que indicam os gastos com a constituição da própria Entidade.

Até que se iniciem as receitas, praticamente todos os lançamentos serão apenas os relativos as despesas ou, eventualmente aqueles referente ao reconhecimento de doações em bens imóveis

Eliane Sassi Karkoska

Eliane Sassi Karkoska

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2006 | 18:04

Boa Tarde Saulo!

Na verdade eu preciso aumentar o capital social da empresa e integraliza-lo, porém nao temos recursos. Gostaria de saber se posso obter recursos de terceiros (bancos, factoring, particular) em nome da empresa. Gostaria de saber como ficariam os lançamentos contabeis.
Tudo será registrado na contabilidade. ....
Se existir uma outra forma de fazer esse aumento, por favor me passe essa informação.

Obrigada

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2006 | 18:08

Boa tarde Vanivaldo,

Quero crer que desatento, você tenha se enganado quanto as contas envolvidas no lançamento, pois, mesmo considerando os fatos de já estar registrado na contabilidade o empréstimo e ou que seja este empréstimo de um dos sócios, os lançamentos não seriam os indicados por você.

Considere entre outras coisas que empréstimos efetuados em nome dos sócios não devem constar na contabilidade como obrigações da empresa.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2006 | 18:25

Oi Eliane,

Agora ficou mais fácil.

Veja bem, buscar recursos junto a bancos, factoring ou agentes financeiros em nome da empresa, não é a decisão mais acertada para que se possa aumentar o Capital, a menos que você tenha a intenção de colocar o agente financeiro (pessoa jurídica) no quadro social de sua empresa, o que eu não acredito.

O aumento de Capital se dá quando os sócios resolvem injetar mais dinheiro na empresa, ou quando há a inclusão de mais sócios no Quadro Social.

Este aumento pode ser feito através da dação de bens móveis ou imóveis pelos sócios, pela capitalização dos Lucros Acumulados e ou Reservas da própria emprersa e etc., não apenas de numerário em espécie.

Assim, se a empresa necessita aumentar seu Capital Social e não possui Reservas de Capital ou de Lucros, os sócios devem fazer isto.

Para tanto eles terão de ter respaldo na Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, isto é, terão que provar a origem do dinheiro que usaram para o aumento do Capital.

Se os sócios não possuem o referido respaldo, poderão sim, efetuar empréstimos com a finalidade de aumentar o Capital.

Neste caso, a empresa não registrará o empréstimo (por ser particular) e os lançamentos (pela entrega do numerpario) serão a débito da conta Caixa ou Bancos Conta Movimento no Ativo Circulante e a crédito da conta Capital Social no Patrimônio Líquido.

Naturalmnte, há que ser feita alteração contratual onde conste o referido aumento do Capital Social.

Por oportuno, diga-nos qual é a necessidade da empresa de aumentar o Capital Social?

Me ocorreu que a necessidade da empresa possa ser o aumento do Capital de Giro, (e não do Capital Social) neste caso a busca de recursos nos agentes financeiros é uma alternativa, mas não significaria aumento do Capital Social e sim de disponibilidades e obrigações.

Se restarem dúvidas, conte com a gente

Eliane Sassi Karkoska

Eliane Sassi Karkoska

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2006 | 08:27

Bom Dia Saulo!
Na verdade há a necessidade de aumento do capital social integralizado.
A empresa tem registro na ANP (Agencia nacional do petroleo), pois comercializa alguns produtos que necessitam desse registro, porem neste ano saiu uma resolução da ANP que todas as empresas com registro na mesma devem ter o capital social de no minimo 850.000,00, hj o capital da empresa é de 632.000,00.
Obrigada

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2006 | 09:23

Bom dia, Saulo.

Não entendi sua colocação. Como seria os lançamentos então?

Pois no meu entendimento, se um sócio faz um emprestimo para a empresa, ficando esta com a obrigação de pagá-lo. Como a empresa não tem recursos para efetuar o pagamento ao sócio, resolve de comum acordo com os outros sócios o referido aumento de capital para "se livrar" de uma obrigação.

Me corrija se estiver errado.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2006 | 12:49

Bom dia Eliane,

Quando a empresa toma dinheiro emprestado de Bancos ocorre um aumento de suas disponibilidades e também de obrigações. Vamos supor que sua empresa tenha feito um empréstimo de R$ 200.000,00 no Banco XXX, na prática (sem considerarmos os encargos) o registro contábil ficará assim:

D - Bancos Conta Movimento (AC)
C - Empréstimos Bancários (PC) - 200.000,00

Não há como integralizar o Capital Social da empresa com disponibilidades da própria empresa, isto seria como pretender que a empresa seja sócia dela mesma. Se estivermos falando de numerários, este terá de vir de terceiros e não da empresa. Ou seja, o empréstimo deve ser feito em nome dos sócios e estes usam o dinheiro para integralização do Capital. No máximo, a empresa poderá dar o aval no empréstimo em questão. O lançamento (correto) seria assim:

D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Capital Social Integralizado (PL) - 200.000,00

(Histórico) - Subscrição e integralização de .... quotas de Capital no valor unitário e nominal de R$...... pelo sócio........ conforme .... Alteração Contratual registrada na Jucesp sob Nº.........

Se o empréstimo for feito em nome dos sócios, a empresa não poderá registrar contabilmente, pois em obediência ao Princípio da Entidade, não é permitido a Pessoa Jurídica considerar na sua contabilidade obrigações de Pessoas Físicas.

No entanto, se a empresa apurou lucros em períodos anteriores ou comprovadamente no período em curso, pode aumentar o Capital Social Integralizado com o uso destes lucros, desde que observada a proporcionalidade para cada sócio.

Em suma, não há como aumentar o Capital Social de uma empresa, tomando ela dinheiro emprestado de Bancos ou agentes financeiros.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2006 | 13:03

Boa tarde Vanivaldo,

Deixe-me transcrever o que você postou:

"Considerando que voce já tenha os lançamentos de emprestimos lançados, e tambem considerando que estes emprestimos seja de um dos sócios da empresa."

Eu entendi, pelo acima exposto que o "empréstimo seja de um dos sócios" logo, me pareceu claro que o sócio fez um empréstimo e este foi contabilizado na empresa, o que fere o Princípio da Entidade.

Contudo, se você, ao usar a expressão acima, quis se referir a um empréstimos cujo o credor é o sócio, tem razão em poder transformar este crédito em quotas de capital, conforme expôs.

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 23 abril 2008 | 18:46

Saulo deixa eu aproveitar de seus conhecimentos e pedir sua ajuda para desenvolver o seguinte raciocínio:
Tenho um cliente com R$ 1.000.000,00 no Caixa
Na conta Capital Social tem 266.000,00

Acontece que o Contrato social diz que o total do capital integralizado é de R$ 1.266.000,00.

Como ficam os lançamentos contábeis nesse caso:
D- CAPITAL SOCIAL A INTEGRALIZAR
C - CAIXA ...............................................1.000.000,00

agora travei no raciocício: QUAL A CONTRAPARTIDA para a CONTA CAPITAL SOCIAL já que ela tem que possuir saldo credor? Tenho que ter uma conta transitória? O dinheiro saindo do Caixa ir direto para o Capital Social. EStou confusa.

D- xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
C- Capital social ....................... 1.000.000,00

Desde já agradeço a ajuda pessoal

Abraços
Cristiane

Rodrigo Porcides

Rodrigo Porcides

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 23 abril 2008 | 19:18

Cristiane, todo o dinheiro que entra na conta Capital Social basicamente tem como contrapartida umas das contas: caixa ou banco, só não irá quando o capital for integralizado através de algum bem movel ou imóvel, sendo seu lançamento na conta Imobilizado.
Ali nos teus lançamentos tem R$1mm no crédito no teu caixa, isso significa que teu caixa está negativo?

D: Caixa ..................... 1.266.000,00
C: Capital Social ........ 1.266.000,00

Provavelmente vc tem algum lançamento precisando de reversão/correção. Vc teria que nos informar esses primeiros lançamentos.

D: Capital Social a realizar..... 1.266.000,00
C: Capital Social ..................... 1.266.000,00

D: Caixa .................................. 1.266.000,00
C: Capital Social a realizar ..... 1.266.000,00

(basicamente)

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 23 abril 2008 | 21:39

Oi Rodrigo, obrigada pelo esclarecimento, realmente está faltando informação, vou amanhã pesquisar e volto a fazer contato ok.

Desejo uma boa noite a todos e muito obriagada pela atenção.

Cris

Vitor Guilherme da Silva

Vitor Guilherme da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 17 julho 2008 | 11:04

Bom dia.
Gostaria de orientação a respeito de como deve ser a descrição da cláusula que diz respeito ao Capital Social quando há aumento do valor do mesmo através de bens, pois creio q não poderá constar "valor totalmente integralizado em moeda corrente nacional".

Agradeço desde já.

Vitor

VALERIA

Valeria

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 16:23

Boa Tarde

Estou com um balanço q veio de outra contabilidade de 2006 e agora estou fazendo o balanço em 2007.

O problema é que no balanço de 2006 o capital social foi lançado assim:
D-CAPITAL SOCIAL
C-CAIXA

EU ACHO Q ESTA ERRADO POIS EU LANÇO ASSIM:

D-CAIXA
C-CAPITAL SOCIAL

Como faço, se o saldo do capital social vem desde inicio da empresa com saldo do capital social como devedor.

Esta errado.

Por favor me ajudem

Abraços
Valeria

VALERIA

Valeria

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 09:10

Claudio,

Bom Dia!! Tenho uma outra duvida poderia me ajudar novamente ? não querendo abusar. ja tentei de tudo.o que ocorre é que eu fiz o lançamento de retificação do capital social com as contas debitadas e creditadas para a devida correção.

Mas quando eu "puxo" os saldos do balanço de 2006 para o de 2007 q estou fazendo o ativo e o Passivo do saldo anterior não bate, por causa desta correção., não dando para fazer o zeramento do balanço.

Sendo o balanço 2006 - capital social ficou com saldo Devedor ( errado ).

Sendo a retificação em 2007 - capital social ficou com saldo credor ( correto - retificado).

e acabou zerando esta conta , coisa q acredito q não pode acontecer pois o saldo do capital deveria ficar como credora.certo?

Por favor me ajude. grata.

Valeria
Abraços

Marta Couto

Marta Couto

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 10:10

Bom dia! Estou com a seguinte situação: Uma empresa possui um imóvel em seu ativo imobilizado que já está totalmente quitado. Agora, a empresa quer utilizar esse imóvel para aumentar seu capital social. Não estou conseguindo raciocinar como seriam os lançamentos contábeis para essa composição do capital, sendo que esse imóvel já se encontra em seu ativo.

Se alguém puder me auxiliar, já agradeço!

Juliana Mendes Arrivabene

Juliana Mendes Arrivabene

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 17:02

Boa Tarde Marta,
Com relação à dúvida acima, acerca de aumento de capital social com imóvel já pertencente à empresa e gostaria de saber se você conseguiu efetuar o lançamento.
Estou com uma questão semelhante em meu escritório e não sei como proceder, até por que, a empresa está totalmente sem movimento e já possui esse imóvel em seu patrimônio há décadas.
Agora os sócios pretendem reativa-la e querem utilizar esse imóvel para efetivar um aumento de capital. Não sei por onde iniciar o trabalho, nem sei se é possível sem nenhuma contabilidade registrada.
Agradeceria muito se pudesse me orientar, ou se algum outro colega tiver alguma ideia.

Fátima Montagner

Fátima Montagner

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 15:54

Boa tarde,
Uma empresa tributada no lucro presumido, onde os sócios possuem vários imóveis declarados no IRPF, os sócios desejam alterar o contrato social e integrar os imóveis dos sócios na empresa. E oportunamente integrar também novos sócios (no caso os filhos). Como devo proceder esta alteração? E contabilmente, como ficará?. Grata pela atenção.

Fátima Montagner
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 08:37

Olá Débora!

O numerário do caixa, seja dinheiro ou cheques, já faz parte do do Patrimônio da empresa em forma de ativo com liquidez imediata, gerado pela atividade da empresa.

O aumento de Capital, significa aumento do Patrimônio da empresa, deve ser novos recursos financeiros depositados pelos sócios da empresa, que se encontravam disponíveis na Declaração de Imposto de Renda Pessoa física.

Para ser bem popular, o sócio tem que depositar o dinheiro no caixa ou conta corrente e ser feita alteração do Contrato Social para registrar este aumento do Capital Sócial.

Agora, se existe disponibilidade no caixa, e a empresa distribuir lucros aos sócios, os mesmos podem depositar novamente em conta da empresa como aumento do capital da empresa.

Mas isso pode ser feito se houver lucros à distribuir contabilizados e disponíveis que ainda não foram pagos.

Mas este é um outro capítulo que você pode pesquisar no Fórum sobre situações de disctribuição de Lucros para Simples Nacional, L. Presumido e Real.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.