x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.220

Empresa sem contabilidade há um ano e meio optante pelo Lucr

ANA PAULA RODRIGUES

Ana Paula Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 8 agosto 2017 | 21:47

Olá,

Como colocar em dia uma empresa optante pelo Lucro Presumido que vem emitindo notas porem não mantém contabilidade e nem paga seus impostos.

Fazer o cálculo do lucro presumido eu sei, porém não sei como regularizar no que diz respeito às obrigações etc.


Fico aguardo dos colegas.

Att,

Ana Paula
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 07:21

Prezada Paula;
E bastante coisa, porem tudo começa com um passo por maior que seja a distancia, sugiro o seguinte;
1 - Levantar a situação da mesma no e-cac
2- Levantar a situação no Estado se for o caso e no Município
3- Apos fazer os cálculos apresentar ao cliente as soluções, pagamentos e /ou parcelamento
4- Tem as obrigações assessorias, que provavelmente gerarão multas, mas que terão que ser cumpridas, caso pague nos trinta dias , tem abatimento.
5- Caso tenha tido Lucro não distribua, a não ser o minimo, para você não ter que fazer a ECD, e somente a ECF, diminui uma multa, e esta multa e fedorenta pois aumenta todo mês de atraso., e já esta com alguns ver a tabela.
6- depois dessa trabalheira toda, faça um calculo dos desembolsos do cliente, e de seus serviços, peça um adiantamento, pois, se não o infeliz pode desistir de novo e você vai dançar, só esta querendo os passos para dar para outro que faz baratinho e erradinho.
7- Converse com ele , sobre os motivos desta situação, pois aparentemente, e um cliente, que não convêm ter em carteira, procure saber com quem ele abriu a firma, e porque não deu continuidade normal, já tive um caso semelhante no meu inicio, e dei o passo a passo, e o digamos cliente ( na verdade safado), passou o passo a passo para um baratinho que não sabia nada. Mas mais na frente, se embananou, pois o baratinho não sabia o continuar da estrada. Nos nos valorizamos e com estudo e pesquisa, que façam o mesmo.nao e.
Sds. Ribeiro - Boa sorte e cuidado, pois lucro presumido, bem como outras, algumas multas são do contador, por isso não esqueça o contrato e a descrição de como voce esta assumindo a empresa, assinado por ele e você e testemunhas. Fique ligada

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Márcio Marques

Márcio Marques

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 07:40

Manoel Luiz Ribeiro Silva, Bom dia!

Parabéns pela esclarecimento e pelas colocações!
Estou a admirar o empenho do Sr. pelos seus pontos de vistas, direto e com clareza!

Analise Fiscal, com enfase nas EFD Fiscal, EFD Contribuição e Desoneração.
ANA PAULA RODRIGUES

Ana Paula Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 12:17

Boa tarde Manoel,

Obrigada pelo esclarecimento e por compartilhar todo esse conhecimento!

Tenho uma dúvida apenas com respeito a essa colocação:

3- Apos fazer os cálculos apresentar ao cliente as soluções, pagamentos e/ou parcelamento:

Eu já fiz todo o cálculo do ano de 2016 e 2017 (IR, CS, PIS, COFINS e ISS). Eu preciso gerar todas as Darfs e Damsp (de 1 ano e meio), para depois conseguir um parcelamento junto a Receita? Mesmo o cliente não podendo pagar?

Pois se não houve apuração das notas emitidas na prefeitura (o cliente é prestador de serviços), a receita federal não terá as informações não é?

Agradeço desde já.

Att,

Ana Paula
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 14:11

Querida Ana Paula;
Você raciocinou corretamente, como, o seu cliente e de Guarulhos, e não sei se ja esta implantada a NFe. caso esteja la no sistema da prefeitura de NF, você obter aos dados necessários, para dar mais alguns passos, não desanima, mas sua jornada vai ser longa .Lucro Presumido e uma canseira, de dar do, principalmente para iniciantes, mas senta a pua, que você vai vencer. Nao esqueça dos seus honorários , iniciais, não comece nada sem ver a cor do dinheiro, em sua mão, pois seu serviço, vai ser uma pauleira, mas sinto que es perseverante e vai chegar la.
Sds. Ribeiro

Esforça-te, e estarei contigo todos os dias de tua vida, levando-a a vitoria.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 18:21

Querida colega Ana;
Boa Noite;
Agradeço por suas palavras, mas tenho mais um alerta para você, pois e iniciante e tem muito caminho ainda a percorrer, mas o importante e a vontade e essa você tem, você fala que a Receita não tem as informações, Ledo engano, cuidado com o que esta imaginando, o sistema das NFs. e como um todo integrado, ou seja as informações são acessíveis aos três entes governamentais, Município, Estado e Federal, logo tem que tudo estar coerente entre si, as informações e os tributos devidos, pois quando fores fazer o ECD e o ECF, suas informações vão para um sistema Nacional o SPED, ao qual varias entidades tem acesso, e todas as fiscalizações, PF, TCU, SRF, COAF, enfim todos que sao autorizados, ande sempre dentro da legalidade, pois nossa profissao tambem e fiscalizada, e temos responsabilidades por nossos atos, e o cliente, em determinadas situaçoes , alega ser leigo, sobre o que foi feito e ai o contador e que leva a Pua.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.