x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 4.366

Estudo de caso

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 09:56

Bom dia Pessoal...


Alguém poderia me ajudar com esse Estudo de caso :

"A Cia Sonhadora obteve em 2000 um lucro de R$ 300.000. Seus acionistas acharam o máximo, diante de sucessivos problemas econômicos que estavam enfrentando. No período seguinte, com a expectativa de lucro ainda maior, um dos acionistas majoritários, analisando as demonstrações contábeis, argumentou ao contador se o valor demonstrado na conta estoques no período de 2000 se realizaria totalmente em 2001. O contador explicou ao referido acionista que a conta representativa do estoque na demonstração de 2000 havia sido avaliada ao custo histórico (R$170.000), ao passo que no mercado esse mesmo estoque estava avaliado em R$ 130.000, portanto não seria garantido a total realização em 2001 do valor demonstrado em 2000. O contador acrescentou ainda que, para 2001, principalmente pelo fator concorrência, o preço do estoque no mercado tenderia a baixar ainda mais e que ele ainda não tinha informado esses dados aos acionistas, porque o estoque não foi vendido e, portanto, não foi reconhecida a respectiva receita.

Pede-se: comente sobre a atitude do contador."

Estou na dúvida, se alguém puder me ajudar agradeço

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 16:19

Ola Gabriela L.


Sugiro a leitura do CPC 00 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, pela leitura voce chegara em uma conclusão.

Mas em regrais gerais o contador deve informar aos administradores todas as variações no patrimônio da empresa o que entraria em uma questão mais ampla o profissionalismo e a ética da profissão contábil.

http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/147_CPC00_R1.pdf

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.