x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 16.953

Nota fiscal com nome/razão social diferente da Receita Feder

Lu

Lu

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 14:35

Boa tarde!

Gostaria de uma base legal para o seguinte caso na emissão de nota fiscal.

Exemplo: O cliente efetua uma compra pela internet, onde ele mesmo preenche todas suas informações cadastrais, Nome, CPF e etc.
Porém, o comprador informa no cadastro o seu próprio CPF e coloca o nome de uma outra pessoa ou o nome diferente do que consta na Receita Federal.
Ao cadastrarmos o cliente em nosso sistema deveremos consultar o seu documento e constataremos a divergência de informações.

Entendo que deveríamos emitir a nota fiscal conforme constam os dados na Receita Federal, sejam CPF ou CNPJ, porém, em vários sites percebemos que não é feito essa conferência "Documento informado" X "Dados cadastrais na Receita", logo a nota fiscal é emitida com divergências.

Aqui estamos tentando evitar essas divergências na emissão.

Podemos emitir a nota fiscal com os dados diferentes do informado pelo cliente, pois nos baseamos pelo CPF/CNPJ e sua informações cadastrais corretas? Ou devemos emitir exatamente como informado pelo cliente, mesmo ciente, que estamos omitindo ou distorcendo informações perante a Receita Federal?

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 17:10

Luciano boa tarde!

Tenho uma sugestão para que não ocorra mais essas divergências, verifique com o o seu programador se não seria possível o sistema buscar as informações do nome a partir do momento que seu cliente preenche o campo de CPF.

Creio que com essas mudanças irá diminuir ou zerar essas divergências para a emissão das notas fiscais.

LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 22 novembro 2017 | 11:20

Bom dia.
Tenho a seguinte situação. Uma empresa vende para outra e a entrega é feita através de Sedex. Mas a empresa compradora, quer a NFE em nome da empresa, porém no sedex quer que coloque como destinatário uma pessoa física. Diz que é para efeito de privacidade. Enfim, não quer que o carteiro, porteiro do prédio etc vejam o real nome da empresa compradora.
Há algum impedimento para isso, uma vez que a NFE está correta? Eu acho estranho omitir o real destinatário, embora seja apenas no envelope do sedex. Mas as empresas queriam uma base legal.
Grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.