x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 568

Duvida Sobre MEI ultrapassar limite 72mil

Irineu

Irineu

Iniciante DIVISÃO 1, Açougueiro
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 19:52

Olá boa noite! Estou muito preocupado, eu sou MEI e faço revenda pelo mercado livre, de fevereiro até hoje faturei 149mil reais. Porém todo esse tempo eu vendi sem levar em consideração os impostos, ou seja, joguei a margem de lucro de só 10% por produto. e o ML cobra 16% de comissão. Se hoje eu tiver que pagar 4% sobre todo meu faturamento, eu vou quebrar bonito, meu lucro quase não cobre esse imposto. O que eu posso e tenho que fazer ? Estou desesperado. Algum contador para me prestar serviço ?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 15:58

Irineu
Boa tarde!

Primeiramente seja muito bem vindo ao Fórum Contábeis!

Com relação ao seu caso que envolve faturamento superior ao limite estabelecido para o MEI, cabe determinar que a legislação prevê exclusão retroativa a Janeiro ou a data de abertura da empresa.

Desta forma, a empresa ficará obrigada a recolher os tributos com os devidos acréscimos legais e realizar toda a contabilidade inclusive com o cumprimento das obrigações acessórias na forma do Simples Nacional, aplicando-se os percentuais cfe Anexo de enquadramento sobre a receita auferida em cada competência.

Ao menor sinal sobre estouro do limite do MEI, o empresário já deve comunicar sua exclusão, para evitar transtornos e prejuízos financeiros.
Infelizmente a legislação não o diferencia pelo fato de ter composto em seu custo uma margem de lucro baixa incapaz de comportar os seus custos com a mudança de regime tributário, tal por este motivo deverá aplicar e seguir o que esta determinado na legislação. Vale reforçar que se não fizer o comunicado que é de sua obrigação, a receita através do cruzamento de informações poderá exclui-lo administrativamente, sem prévio aviso.

Tenho a opinião que a sistemática do MEI não é divulgada de forma esclarecida, com os contra pontos e obrigações do empresário, inclusive com relação ao limite de faturamento, fazendo com que muitos, infelizmente, estejam em situação similar a sua. O que se veicula na mídia sao somente as "facilidades" em se obter um Cnpj e o baixo custo de manutenção. Tal por este, a consulta a um bom profissional contábil se faz tão necessária e preciosa.

Fico a disposição para outros esclarecimentos se necessário.
Um abraço!

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.