x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 81.238

Baixa Provisão de Férias

Dany Martins

Dany Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 11:38

Bom dia ,

Estou fechando o balanço de uma empresa optante pelo lucro real trimestral,

É primeira vez que faço provisão de férias, o saldo de provisão de férias em janeiro de 2017 é de 67.345,06

O lançamento é: D- PROVISÃO DE FÉRIAS + 1/3(CR)
C- PROVISÃO DE FÉRIAS +1/3(PC)


Ao funcionário sair de férias faço o seguinte lançamento:

D- FÉRIAS + 1/3 (CR)
C- PROVISÃO DE FÉRIAS + 1/3 (CR)
Hist. Baixa de provisão de férias + 1/3 (CR)

D- PROVISÃO FÉRIAS + 1/3 (PC)
C- FÉRIAS A PAGAR+ 1/3 (PC)
Hist. Baixa provisão de férias + 1/3 (PC)

O valor é de acordo com o salário + 1/3 de cada funcionário que teve gozo de férias no período

E dou baixa nos impostos...

O saldo final de provisão de férias (CR) em março foi de 70.079,37. Como fiz o fechamento do balanço em março a conta zerou por ser resultado, e por esse motivo quando dei baixa na provisão de férias referente aos funcionário que teve gozo de férias nesse período (abril a junho)esta com divergência por ter zerado o saldo de 70.079,37.

E a conta de resultado provisão de 13º salário também foi zerada no primeiro trimestre =/

A forma que estou fazendo a baixa da provisão esta correta?

Alguém pode me ajudar por favor,

Obrigada

Att..

Daniele

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 17:54

Oi Dany

A conta ser descontada pelo saída (pagamento) das Férias e 13º Salário é a que consta no Passivo. Portanto sempre haverá saldo. Veja abaixo:

Na provisão mensal:
D - Férias (CR)
C - Provisão de Férias (PC)

Pelo lançamento das Férias específica a ser paga:
D - Provisão de Férias (PC)
C - Férias a Pagar (PC)

Pelo pagamento
D - Férias a Pagar (PC)
C - Banco

Lembrando que os encargos sobre as provisões sofrem essa mesma dinâmica.


Entretanto antes de tudo, é importante solicitar o RH o Resumo das provisões no qual constará o saldo total que deverá constar nessas contas, sendo necessário ajustar com a contabilidade as divergências. Certamente haverá saldo a ser abatido.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 17:33

Olá Dany

A baixa nas contas de resultado será apenas pelo encerramento do resultado, apurando lucro ou prejuízo. Não deve utilizá-los como "controle de saldos".
A baixa será na conta "Provisão de Férias" conforme o valor resgatado de determinado funcionário para o pagamento de suas férias.
Observe então que a conta "Férias" no resultado será provisionada mensalmente levando em consideração 1/12 avos (+1/3 de adicional) conforme relatório da folha de pagamento, independentemente se está ocorrendo pagamento de férias no mês.

Espero que não tenha ficado confuso, mas volte a questionar, se necessário.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Eduardo Jordane

Eduardo Jordane

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 18:36

Boa tarde, Matheus e Dany.

Só acrescentando: acredito que não haja mais necessidade de se manter contas separadas para "provisão de férias" e "férias a pagar", certo?
Penso assim pois provisões são passivos de valor ou prazo incerto, o que não é o caso quanto às férias.

Fernanda Nunes

Fernanda Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 9 fevereiro 2018 | 14:03

Boa Tarde,

Faço a provisão mensal de férias da seguinte maneira:

D- FÉRIAS (CR)
C-PROV FERIAS (PC)

Em Dezembro/17 as contas de resultado foram zeradas. Ao fazer a provisão em janeiro/18 , apurei que a provisão está a maior em R$ 10.000,00.
Como faço o acerto? Se eu creditar a conta de resultado, a mesma apresentará saldo invertido, já que a conta foi zerada em Dezembro.
Posso não fazer provisão do mês?

Obrigada,

EDMILSON

Edmilson

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 12:21

Bom dia, Colegas

A baixa da provisão de ferias, é feitas pelos pagamentos referentes a ferias do mês, correto.

Devo considerar os valores pagos de ferias informados na folha de pagamento, ou devo considerar os valores liquidos pagos sobre ferias + valores sobre ferias na rescisão.

Agradeço se puderem me ajudar nesta questão das baixas do valor já provisionado de ferias.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.