Momento Contábeis

Prazo para a entrega do SPED/ECF | Fiscalização do eSocial | Resultado do primeiro exame do CFC 2018

Contábeis o portal da profissão contábil

23
Jul 2018
04:40
você está em:

FÓRUM CONTÁBEIS » Contabilidade

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Ajustes de Exercícios Anteriores

16respostas
10.788acessos

Lucas Ferreira da Silva

Usuário Novo

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens9
pontos169
membro desde12/08/2017
cidadeGuajaramirim - RO
Postada:Sábado, 12 de agosto de 2017 às 10:31:20
Bom dia!
Trabalho com a contabilidade de uma empresa com regime de tributação "Lucro Presumido", ocorre o seguinte: Após encerrar o balanço de 2016, constatei que o valor das vendas referente ao exercício de 2016, deu uma diferença, os lançamentos contábeis na conta Revenda de Mercadorias foram efetuados a menor, em três meses, janeiro, março e maio, sendo que os tributos (Pis, Cofins, CSL e IRPJ) foram recolhidos pelo valor correto, como faço para ajustar essa diferença utilizando a Conta "Ajuste de Exercícios Anteriores"?
Marcos Henrique

Usuário 4 Estrelas Novas

profissãoAssistente Contabilidade
mensagens379
pontos3.162
membro desde30/06/2010
cidadeRondonopolis - MT
Postada:Sábado, 12 de agosto de 2017 às 11:58:07
Boa tarde, tenho como solução o seguinte processo, visto a fonte de pesquisa é http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/ajustesexercanteriores.htm com o intuito de afirmar o que tenho como experiência.

PROCEDIMENTO CONTÁBIL PARA REGULARIZAÇÃO DO ERRO

Supondo-se que os erros que provocam aumento indevido do resultado tenham sido detectados após o encerramento do período, o procedimento contábil a ser seguido pela empresa será o seguinte:

a) lançamento de ajuste a débito da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores";

b) transferência do valor do ajuste da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores" para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados";

c) diminuir do valor a ser retificado a parcela correspondente ao Imposto de Renda.

REDUÇÃO INDEVIDA DO RESULTADO NA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Por sua vez, os erros de natureza contábil que implicam redução indevida do resultado, via de regra, são ocasionados por:

a) registro em duplicidade de uma nota fiscal de fornecedor;

b) subavaliação do estoque final de mercadorias, resultando em aumento excessivo do Custo das Mercadorias Vendidas;

c) inobservância do regime de competência na escrituração da receita, rendimento, custo ou dedução;

d) registro a débito em conta de resultado referente a conserto de bens do ativo imobilizado, que resulte em aumento da vida útil superior a um ano em relação a sua (s) data (s) de aquisição;

e) constituição da provisão para férias em valor superior ao devido, etc.

PROCEDIMENTO CONTÁBIL PARA REGULARIZAÇÃO DO ERRO

Na hipótese que os erros que provocaram a redução indevida do resultado tenham sido detectados após o encerramento do balanço, não sendo mais possível o estorno ou retificação dos lançamentos efetuados, o procedimento contábil a ser seguido pela empresa será o seguinte:

a) lançamento de ajuste a crédito da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores";

b) transferência do valor do ajuste da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores" para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados";

c) contabilizar a parcela correspondente ao Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o ajuste, caso houverem.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Lucas Ferreira da Silva

Usuário Novo

mensagens9
pontos169
membro desde12/08/2017
cidadeGuajaramirim - RO
Postada:Sábado, 12 de agosto de 2017 às 12:18:48
Então nesse caso o lançamento contábil referente a diferença apurada da conta de Revenda de Mercadorias que foi lançada a menor ficaria da seguinte forma:

D: Ajuste de Exercício Anteriores
C: Revenda de Mercadorias

E o lançamento da transferência para a Contra de Lucros Acumulados seria:

D: Lucros Acumulados
C: Ajuste de Exercício Anteriores

Se for diferente poderiam exemplificar?

Obrigado!
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

profissãoContador(a)
mensagens4.087
pontos37.788
membro desde21/02/2008
cidadeTupa - SP
Postada:Segunda-Feira, 14 de agosto de 2017 às 08:42:53
Bom dia Lucas Ferreira da Silva !

Você não pode lançar à crédito de Revenda de Mercadorias porque irá com isso entrar no exercício atual.
O resultado da Revenda de Mercadoria teve como contra partida uma conta de Clientes à Receber ou se foi a vista a conta Caixa ou Bancos.
Com isso o primeiro lançamento será:

D - Caixa/Bancos/Clientes (AC)
C - Ajuste de Exerc. Anteriores (PL)

D - Ajuste de Exerc. Anteriores (PL)
C - Lucros Acumulados

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Lucas Ferreira da Silva

Usuário Novo

mensagens9
pontos169
membro desde12/08/2017
cidadeGuajaramirim - RO
Postada:Segunda-Feira, 14 de agosto de 2017 às 10:03:12
Bom dia Gilberto C. Olgado!

Obrigado pela resposta, entendi seu raciocínio, tirou minha dúvida.

Lucas F. Silva

Marcos Fabricio Pereira

Usuário Novo

profissãoAnalista Tributos
mensagens8
pontos72
membro desde14/10/2013
cidadePalhoca - SC
Postada:Segunda-Feira, 29 de janeiro de 2018 às 15:08:52
Boa tarde! Estou com um cliente que veio de outro escritório contábil, e visto que será necessário ajustar algumas contas contábeis com valores expressivos: Caixa diminuirá 226.414,00, Clientes Aumentará 4.747.000,00, Estoques Aumentará 5.844.003,00, Seguros a Apropria Diminuirá 71.031,00 e Fornecedores Aumentará 4.990.014,00. Gostaria de uma opinião dos colegas. Desde já agradeço a atenção.
profissãoContador(a)
mensagens3
pontos141
membro desde19/01/2010
cidadeSantarem - PA
Postada:Quinta-Feira, 1 de fevereiro de 2018 às 00:23:04
Boa Noite!!!

Estou com um problema parecido com o do nosso colega Marcos Fabricio!!

Antes, gostaria de agradecer pelo esclarecimento do Colega Gilberto.

Então, meu caso é o seguinte: 2015 o cliente só tinha um banco, já em 2016, me aparece com 5 contas novas todas com saldo em 2015. Como devo proceder???
Daniel Alves da Silva

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoContador(a)
mensagens988
pontos7.976
membro desde12/09/2011
cidadeOsasco - SP
Postada:Quinta-Feira, 1 de fevereiro de 2018 às 08:45:56
Ola Marcos

Quais as circunstancias de aumento e diminuição das contas?

Mas no geral pode se utilizar a conta de ajustes anteriores, entretanto pelos valores expressivos seria interessante reprocessar um ou dois periodos ( aqui procedemos dessa forma em casos assim), refazemos o trabalho para poder ter mais clareza e materialidade das informações.

Lembrando que se for L. Real os ajustes devem refletir a apuração do IR e CS no Lalur. Tiago Elson de Jesus Cunha

Tiago,

Seria o mesmo procedimento acima , utilizar a conta de ajustes anteriores para correção dos valores.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
Leomar Araujo

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens8
pontos125
membro desde13/07/2012
cidadeSanta Cruz do Capibaribe - PE
Postada:Quinta-Feira, 1 de fevereiro de 2018 às 17:17:42
Boa tarde colegas, estou com uma dúvida em relação a conta de "ajustes anteriores", fiz os devidos ajustes no exercício de 2015 referente a prejuízos acumulados de exercícios anteriores, e no BP de 2015 a conta ficou elencada no PL da empresa. Então no BP 2016 não fiz nenhum lançamento em relação a essa conta, e a mesma continua aparecendo no BP, devo fazer algum lançamento para zera-la em 2017 ou ela deverá ficar lá permanentemente? Agradeço a quem puder ajudar.
Daniel Alves da Silva

profissãoContador(a)
mensagens988
pontos7.976
membro desde12/09/2011
cidadeOsasco - SP
Postada:Sexta-Feira, 2 de fevereiro de 2018 às 07:35:07
Ola Leomar

A conta de AJE é de carater transitoria, ou seja, os saldos nelas existentes devem ser transferidos para Lucros ou Prejuizos Acumulados.

Daniel Alves da Silva
Leomar Araujo

Usuário Novo

mensagens8
pontos125
membro desde13/07/2012
cidadeSanta Cruz do Capibaribe - PE
Postada:Sexta-Feira, 2 de fevereiro de 2018 às 12:14:39
Olá Daniel, entendi, então o que devo fazer agora é lança-la contra a conta Prejuízos Acumulados para que seu saldo seja zerado e em seguida fazer absorção dos Prejuízos Acumulados pela Reserva de Lucros, correto? Outra dúvida, devido o livro diário e o BP referente aos dois exercícios em que essa conta apareceu já terem sido registrados, você acha que tem algum problema quanto a isso? Só para constar é uma empresa do Simples Nacional. Obrigado por sua valiosa ajuda.
profissãoContador(a)
mensagens3
pontos141
membro desde19/01/2010
cidadeSantarem - PA
Postada:Sexta-Feira, 2 de fevereiro de 2018 às 21:59:44
Oi Daniel!!!

Obrigado pela informação.

Mas seguindo na mesma dúvida, a título de fixação, os lançamentos seriam assim:

Banco A (01/01/2016)
Saldo Extrato 2015 = 10.000,00
Saldo Contabilidade 2015 = 0,00

D - Banco A = 10.000,00
C - A.E.A. = 10.000,00
H - Implantação de Saldo

Banco B (01/01/2016)
Saldo Extrato 2015 = 10.000,00
Saldo Contabilidade 2015 = 50.000,00

D - A.E.A = 40.000,00
C - Banco B = 40.000,00
H - Ajuste de Saldo Contábil

Dessa maneira o Sando da Conta de Ajustes ficou com saldo de 30.000,00 Devedor.
O próximo passo é encerrar essa conta transitória, fazendo seu lançamento de apuração com a conta Lucros Acumulados.

Apuração da conta Ajustes de Exercícios Anteriores (31/12/2016)
D - Lucros/Prejuízos Acumulados = 30.000,00
C - A.E.A = 30.000,00
H - Apuração da Conta A.E.A

Seria assim que eu deveria fazer?

Desde já agradeço pela atenção. Um forte abraço.
Daniel Alves da Silva

profissãoContador(a)
mensagens988
pontos7.976
membro desde12/09/2011
cidadeOsasco - SP
Postada:Sábado, 3 de fevereiro de 2018 às 08:29:31
Ola Leomar

Olá Daniel, entendi, então o que devo fazer agora é lança-la contra a conta Prejuízos Acumulados para que seu saldo seja zerado e em seguida fazer absorção dos Prejuízos Acumulados pela Reserva de Lucros, correto?

Correto!

Outra dúvida, devido o livro diário e o BP referente aos dois exercícios em que essa conta apareceu já terem sido registrados, você acha que tem algum problema quanto a isso? Só para constar é uma empresa do Simples Nacional.
Não há problemas, haja vista que você esta corrigindo erros e nos próximos livros ja não aparecerá os valores, no primeiro momento na elaboração da DMPL sim no decorrer no tempo (dois anos), não mais pois quando for efetuas os balanços comparativos de dois anos.

Tiago Elson de Jesus

Correto!!! Tiago, isso mesmo!!!

Daniel Alves da Silva
profissãoContador(a)
mensagens3
pontos141
membro desde19/01/2010
cidadeSantarem - PA
Postada:Sábado, 3 de fevereiro de 2018 às 22:48:47
Correto!!! Tiago, isso mesmo!!!

Muito obrigado.
Daniel Romano

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens24
pontos328
membro desde27/01/2014
cidadeTaguai - SP
Postada:Segunda-Feira, 19 de fevereiro de 2018 às 13:36:08
Boa tarde, aproveitando o tópico gostaria de ajuda com uma dúvida:

Uma empresa de lucro real que apurou o LALUR e apresentou prejuízo no ano de 2016. Apresentou ECD e ECF normalmente.

Tal empresa realizou uma obra de construção civil com mão de obra própria no exercício a qual estou questionando, porém os custos gerais com a mão de obra ao invés de serem lançados como "construções em andamento" para posteriormente fazer parte do patrimônio, foram lançadas como despesas juntamente com os outros empregados dessa empresa comercial, diminuindo o IR e CSLL.

O valor de tais lançamentos não são suficientes para inverter o resultado da empresa no ano de "prejuízo" para "lucro", porém diminuiria o prejuízo e o saldo de IRPJ e CSLL que foram pagos por estimativa e que ficaram " a compensar" para o ano seguinte.

Para corrigir os lançamentos, após fechado o exercício, fiz os seguintes lançamentos: (Pra exemplificar vou demonstrar os valores da folha como R$ 10.000,00)

Data 01/01/XXXX.
D- Construções em andamento - R$ 10.000,00
C- Ajuste de exercícios anteriores - R$ 7.600,00
C- CSLL a compensar - R$ 900,00
C - IRPJ a compensar - R$ 1.500,00.

Data 01/01/XXXX.
D- Ajuste de exercício anteriores - R$ 7.600,00
D- Lucros/Prejuizos acumulados - R$ 7.600,00

Minha dúvida se dá em relação aos lançamentos, se estão corretos perante a legislação. E principalmente, com relação à retificação de ECF e ECD, se é necessária.

Desde já agradeço.
Daniela

Usuário Ativo

mensagens119
pontos1.014
membro desde16/12/2015
cidadePedreira - SP
Postada:Terça-Feira, 22 de maio de 2018 às 10:33:34
Bom dia,

Ref. ao ano passado, quando eu fui provisionar o imposto de renda, acabei provisionando 2 vezes, e pagando duas vezes (lucro presumido - e já entreguei todas as declarações, com o balanço assim)..... como eu posso reajustar este ano? fazendo o lançamento de reajuste de ex. anteriores?
Sandro Luiz da Silva

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Administrativo
mensagens27
pontos241
membro desde11/04/2013
cidadeParobe - RS
Postada:Quarta-Feira, 18 de julho de 2018 às 11:20:25
Bom dia,
Tenho uma Dúvida gostaria de ver se vocês podem me auxiliar.
Nosso cliente começou a emitir NFC-e e não nos enviou, apurei o Simples Nacional conforme os documentos que eu tinha, agora vimos esse erro e a contabilidade do ano está fechada, como devo proceder? Faço lançamentos de Ajustes nesse período, e quais lançamentos devo fazer?

Att,
Sandro

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César