x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 12.278

Como os funcionários recebem o FGTS parcelado?

Rafaela R. Citelli

Rafaela R. Citelli

Iniciante DIVISÃO 2
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 11:08

Olá caros colegas,

Estamos pensando em parcelar o FGTS que temos em aberto na empresa. Nosso contador informou que efetuando o parcelamento os funcionários vão receber os valores conforme os pagamentos das guias do parcelamento.
Gostaria de confirmar essa informação?
Pois não vejo utilidade em parcelar e pagar juros a Caixa se esse parcelamento não funcionar como uma espécie de "financiamento", em que quita-se o valor em aberto, deposita-se o valor aos funcionários e a empresa efetua os pagamentos com juros com o parcelamento.
Alguém poderia me explicar melhor como funciona o parcelamento do FGTS nesse sentido?

Caroline Urnau

Caroline Urnau

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 11:41

Bom dia, o parcelamento é feito conforme o valor das prestações que a empresa pagar. As vezes o valor da prestação não abrangem todos os funcionários naquele mês.
Por exemplo: O valor do FGTS do mês é 500,00 e a parcela é de 450,00. A empresa irá gerar a guia do parcelamento no valor que chegue até 450,00. O valor que faltar fica para a próxima guia do parcelamento.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 13:56

Rafaela R. Citelli

Exatamente, aqui não ocorre um empréstimo, onde o valor da dívida é quitado e a empresário assume a dívida junto a caixa...

Será pago conforme valores da parcela, conforme a colega citou.

Lembrando ainda que caso o empregado seja desligado, o FGTS desse funcionário deve ser quitado integralmente.


Pois não vejo utilidade em parcelar e pagar juros


Caso opte pelo pagamento de guias em aberto, por competência, ainda assim estará a empresa sujeita a multa e cobrança judicial dos valores, o que não ocorre em caso de parcelamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.