x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.010

Pedreiro - CLT ou Autonomo

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 14:53

Boa tarde,

Tenho a seguinte situação: Um cliente pretende construir a casa dele, então ele me perguntou sobre pagar o INSS do pedreiro e ajudante, pensei no seguinte:

1 - contratar 1 pedreiro e 2 ajudantes como autônomos, elaborar um contrato de prestação de serviços de 10 meses, abrir uma matricula CEI para o dono da Obra e recolher somente o INSS deles, informar a GFIP, sem recolher o FGTS?

2 - Registra-los como CLT, pagar o PISO, os benefícios de Convenção mais FGTS e INSS?

O que acham? Na 1º opção pode dar problema caso peçam o reconhecimento de vinculo empregatício e com isso pagamento de 13º, FGTS etc.. ?





Eselaine Ribeiro

Eselaine Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 15:17

Boa tarde,
Uma forma que vem sendo adotada e muito é o MEI.
Cada um abre um MEI para recolhimento do INSS e eles fazem um contrato para firmarem a obra.
O valor é acertado para cada um e cada um paga o valor do seu INSS.

Não sei se todas as cidade são iguais, mas aqui em Curitiba e região a prefeitura que faz tudo.
No caso de precisarem de assistência previdenciária, eles podem solicitar normalmente.

Abç.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.