x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 2.245

Remuneração na área contábil

Ricardo Moura

Ricardo Moura

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 00:21

Olá a todos, recentemente encerrei o primeiro semestre de ciências contábeis em uma faculdade pública e irei fazer o segundo semestre. estou amando o curso. Anteriormente fazia engenharia elétrica mas vi que não tinha vocação para o curso, e resolvi mudar para o curso de contabilidade. Mas observando a opinião de alguns profissionais e estudantes, fiquei muito triste com que ouvi, que mesmo com exame de suficiência e outras medidas que visam valorizar a profissão, dificilmente daqui a 4 anos um contador começará ganhando mais de 3 mil reais e ganhar 5 mil reais só após cerca de 10 anos. Isso me abateu muito, pois gosto muito do curso, mas fiquei com esta dúvida será que vale a pena permanecer no curso de ciências contábeis? será que vale a pena estudar tanto contabilidade e se esforçar se a perspectiva salarial não é boa? será que foi uma boa escolha trocar engenharia elétrica por ciências contábeis? Desde já, agradeço! Peço ajuda de todos para auxiliar este jovem estudante, que está muito aflito!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 08:56

Ricardo
Bom dia!

Particularmente vejo a contabilidade como uma excelente oportunidade, seja como um empreendedor, com seu próprio escritório contábil, como também para o profissional contratado.

Com relação a questões salariais, são vários os fatores determinantes para tal e se a média que você pesquisou lhe traz animo suficiente é porque talvez tenha pesquisado com os profissionais que não se destacam no meio, lembre-se que antes de tudo quem faz seu salário é você, mas não espere que isso ocorra tão rapidamente como gostaria, qualifique-se o suficiente e seja pro ativo e de alguma forma conseguiras alcançar o topo.

Tenho 31 anos, e a 11 trabalho com contabilidade, sendo deste período 5 anos com meu próprio escritório contábil, muitos da minha turma de faculdade desistiram pelo caminho do curso e outros mesmo após a formação acadêmica continuam estagnados, sem destaque e consequentemente sem a remuneração desejada.

A contabilidade como qualquer outra profissão, depende da forma com que cada pessoa busca o seu sucesso, guardo comigo uma frase muito simples, porém que me foi extremamente valiosa e a compartilho com você: SUCESSO É DOR!

Se estiveres disposto a suportar as dores e se destacar no meio da multidão, veras que estes salários de 3 a 5 mil reais, poderão se multiplicar por 5, 10, 30 .. enfim.

Lhe desejo sabedoria em suas escolhas e que tenhas força para caminhar mais e melhor.

Um abraço amigo.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo Ricardo de Freitas

Paulo Ricardo de Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 08:00

Ricardo, bom dia!

De início já seria interessante procurar vagas em escritórios, pois a experiência conta muito.
Entrar como assistente e ir progredindo, analista e por aí vai.

Karen Cristina C. Alves

Karen Cristina C. Alves

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 14:14

Olá Ricardo,

Eu trabalho há 8 anos na área fiscal. Iniciei como auxiliar e fui crescendo. Nunca fiquei desempregada.
O salário, varia muito dependendo do porte da empresa e do seu conhecimento técnico. Escritórios pequenos pagam menos, empresas grande e multinacionais pagam mais.
Mas o retorno financeiro vem conforme você se dedicar e investir em conhecimentos.
Na área fiscal/contábil temos uma carência grande de profissionais com boa capacidade técnica. Existem muitos profissionais que sabem fazer mas não sabe o porquê é feito, não conhece os princípios.
Se você for um profissional dedicado e pró ativo, com certeza terá sempre um lugar para você trabalhar com bons salários e benefícios.

Karen Alves
Supervisora fiscal
11975883293
[email protected]
Ed C. H. Santos

Ed C. H. Santos

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 11:46

Ricardo,

A formação em ciências contábeis pode te abrir portas para inúmeras profissões, CONTADOR, AUDITOR, CONTROLLER, GESTOR FINANCEIRO, PERITO, GERENTE DE CUSTOS, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO e AFINS. O salário varia de acordo com a sua experiência e formação que for adquirindo pelo caminho.

Não adianta, você não vai começar ganhando rios de dinheiro, deve-se fazer tudo no seu momento, começar como auxiliar, progredir para um assistente, analista, supervisor, e etc, para que você tenha base, e possa sustentar a liderança de uma equipe.

E dica muito útil, o segundo idioma, o INGLÊS é primordial para que se alcance remunerações dignas, pois para estar em multinacionais e almejar um cargo como CEO ou CFO, o idioma é imprescidivel.

Tenha paciência, planeje seus passos, e vá em busca dos seus objetivos, pois o seus salário quem constroi é você.

Atenciosamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.