x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 592

Complemento previdenciario

Taiane

Taiane

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 21:09

Boa noite, pessoal!
Estou assumindo um processo de afastamento na empresa, estou com bastante dificuldade para recolher dos funcionários a carta de memoria de calculo do INSS , nós utilizamos para analisarmos o que o colaborador recebeu no período do afastamento para fazermos o acerto do complemento previdenciário. Gostaria de uma dica caso alguém já trabalha com esse processo na empresa como você agilizam essa atividade dependendo da carta? o INSS fornece pelo site, mas tem que ser a própria pessoa acessar e gerar senha, tem outro caminho para emitir a carta de memoria? alguém poderia me dar uma dica?

Desde já agradeço.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 07:34

Taiane, bom dia.
Isso também acontece comigo, então quando o empregado entra em auxilio previdenciário, eu comunico por escrito (duas vias), mencionando nesse a clausula da convenção coletiva de trabalho, (para que o mesmo não venha depois alegar que não foi avisado), que para ter esse direito deverá apresentar mensalmente o comprovante(holerith) do INSS para fins de calculo da diferença.
Então cabe ao empregado apresentar.

Agora se ele passar a senha do INSS(CNIS), então fica mais fácil.

Taiane

Taiane

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 20:47

Obrigada, Carlos! é importante mesmo a empresa se resguardar. Temos muitos colaboradores afastados seja por maternidade, paternidade...
outro ponto complicado é os que não retornam e não da satisfação de como anda o processo de afastamento, não tenho tanta experiência com afastamento por isso que estou estudando sobre o assunto e tentando melhorias no procedimento. Na empresa onde trabalho é o RH que cuida do processo o ambulatório apenas repassa os casos de afastados. Você fez alguma melhoria no seu processo que trouxe bons resultados?
Vou compartilhar um processo de melhoria no arquivo de afastado foi identificar a pasta com uma tarja, um pedaço de fita vermelha pregada na pasta isso foi bem legal, na hora de pegar o prontuário conseguimos a identificar melhor.

JULIO CESAR

Julio Cesar

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 13:55

Taiane , Boa Tarde!

Realmente isto tem isso um incomodo para as empresas, pois antigamente retiravamos essa informação no site apenas colocando o Nº do beneficio , nome, cpf e data de nascimento, hoje esta opção não é mais valida. Agora tem que preencher todo um cadastro e senha unica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.