x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 479

Ganho de capital e IRPF em venda de imóvel

Vagner

Vagner

Iniciante DIVISÃO 4, Desenvolvedor
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 16:43

Boa tarde à todos!
Caso alguém possa me ajudar, preciso de um auxilio com o seguinte caso:
-Em 2010, eu e meu cunhado adquirimos 2 terrenos (um no nome dele e o outro no meu nome).
-Em 2011 resolvemos contruir nos terrenos, fizemos as plantas e começamos a contrução. Por uma confusão na numeração dos lotes, quando estavamos na metade da obra descobrimos que construímos no terreno errado (minha casa estava no terreno dele e a casa dele estava no meu terreno).
-Como na época estavamos sem dinheiro para refazer as escrituras, mantivemos elas dessa maneira. A casa que meu cunhado contruiu foi vendida em 2012 com a documentação no meu nome, e a casa que eu contrui no terreno dele é a que eu resido até hoje.
-Esse ano resolvi vender o imóvel e surgiram as seguintes dúvidas:
-Se eu vender o imóvel no nome dele (mesmo que o dinheiro entre direto na minha conta), ele vai ter que pagar o ganho de capital (ele possui outro imóvel no nome dele)?
-Como eu posso justificar na minha declaração de imposto de renda essa entrada com a venda da casa?

-Fomos acoselhados a fazer uma escritura de doação, passando a casa para o meu nome utilizando o valor venal informado no carnê do IPTU e após a escritura de doação, a casa será vendida para um terceiro em meu nome, como este é meu único imóvel, não precisarei pagar o ganho de capital sobre o lucro imobilíario.

Esse raciocinio está correto?
Existe algum processo mais simples, em que o imóvel passe do nome do meu cunhado diretamente para um terceiro e o dinheiro entre diretamente na minha conta?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.