x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.054

Deve-se Gerar Férias Antes do Fechamento da Folha?

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 00:13

Boa noite!

Pessoal, estou com essa dúvida. As férias só podem ser emitidas após o fechamento da folha? ou vice versa?

Tenho um cliente solicitando as férias para o dia 01/09/2017. Nesse caso, devo primeiramente fechar a folha de Agosto e depois emitir as as férias ou vice versa?

Alguém poderia me explicar isso melhor??

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 08:20

Bom Dia Monica, aqui usamos o programa XXXX,, nos normalmente primeiramente fechamos o sefip que no seu caso seria a 08/2017 e dps agendamos ( colocamos) as ferias no sistema... e bom para até nn houver algum erro na hora que a sefip por puxa do programa.... isso e se vc nn faz ela manualmente... Oq vc deve fazer é emitir o aviso para o funcionário já que deveria ser com 30 dias de antecedência, isso e com data no minimo do dia 2 (dois) de agosto, ele assinar que recebeu-a via dele das ferias dia 2 , seria o correto mas alguns funcionários nn aceitam isso, a e tem que ser conversado com o funcionário em questão..

TIAGO RAKSA

Tiago Raksa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 08:39

Bom dia Mônica,

As férias só podem ser emitidas após o fechamento da folha? ou vice versa?

Na realidade o que ocorre é o seguinte: as férias ocorrendo dentro da mesma competência Ex: 08/2017 faz as férias normal depois fecharia a folha.

Tenho um cliente solicitando as férias para o dia 01/09/2017. Nesse caso, devo primeiramente fechar a folha de Agosto e depois emitir as as férias ou vice versa?

O procedimento correto é emitir o aviso de férias com uma antecedência de 30 dias conforme a legislação e o pagamento das férias será dois dias antes do início, que cairia no mês de 08/2017. Em relação ao fechamento da folha de 08/2017, faz o fechamento normal, uma vez que as férias desse funcionário repercutirão somente na competência de 09/2017, isto é, não irá interferir em nada no seu processo de folha de 08/2017.

Espero ter ajudado!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 09:01

Monica Vieira

Não existe hora pra fazer as férias ou fechar a folha

O aviso das férias deve ser dado com 30 dias de antecedência, ou seja o empregador tem que te avisar com mais de 30 dias de antecedência que fulano vai tirar férias, o que não ocorre é claro.

Mas o que importa é o pagamento que deve ocorrer dois dias antes do mesmo tirar férias, bom se meu empregado for tirar férias dia 01/09 ( primeiro verificar se PODE porque é sexta feira.

No dia 29 ele tem que receber, então você tem que calcular as férias dele antes para entregar ao empresário em tempo hábil, e verificar se o empresário tem como fazer débito em conta corrente, se tiver prossiga normalmente com a folha, do contrário deve fechar a folha do mesmo para que o pagamento seja feito junto com as férias, ou no máximo dia 31/08 que é o último dia trabalhado do mesmo, (do contrário o salário estará atrasado).

Você não pode chamar um funcionário em férias para vir receber o salário de Agosto, então tem que se programar para pagar antes, ou em conta corrente.

O mesmo vai acontecer se um funcionário for entrar em férias dia 10/09, vai ter que fechar a folha dele, e quantas vezes forem preciso conforme o porte da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.