Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 25.251

Funcionária com atestado de 30 dias

GISELE DE OLIVEIRA MARTHOS

Gisele de Oliveira Marthos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 12:00

Pessoal, bom dia!!

Estou com um caso de uma funcionária que fez uma cirurgia de emergência e pegou 30 dias de atestado, mas a empresa não quer fazer o procedimento normal (os 15 primeiros dias a empresa paga e o restante a funcionária recebe pelo INSS) .
A empresa quer pagar todos os dias de afastamento para a funcionária, fazer o holerite normal como se a funcionária não estivesse afastada... A empresa pode fazer isso? Isso pode causar algum problema?

Jessica Almeida

Jessica Almeida

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 16:10

Boa Tarde, Gisele

Fica a critério da empresa, porem como ela precisa dos 30 dias de afastamento a empresa não pode solicitar que a funcionaria volte antes mesmo que foi pago a folha como se não houvesse o afastamento.

Uma vez que a existência do atestado comprovando a necessidade de 30 dias de descanso/ afastamento das suas atividades.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 16:24

Gisele de Oliveira Marthos

Não é o procedimento correto.

Se a empresa quiser pagar os 15 dias que seriam por conta do INSS pode até pagar como forma de ajuda, mas o processo de afastamento pelo INSS deve ser feito conforme orienta a lei, não é uma opção.

E se ao final dos 30 dias ela necessitar de mais tempo de afastamento? A empresa vai arcar com meses ou até anos de afastamento?

Doença é algo imprevisível e a empresa não deve pegar essa responsabilidade pra si, pra isso existe o auxilio doença do INSS.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.