x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 709

Recolhimento de INSS retroativo

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 07:04

Luciana, bom dia.
Como se trata de INSS, sugiro a você/cliente que consulte uma agência do INSS, esse irá verificar o cnis (cadastro)dele e irá orientá-lo, isso porque vai depender de como ele está cadastrado no sistema e também em que código recolhia.
Com relação a sua pergunta,você menciona retroativo por que? (ele parou de recolher).
Se positivo nada impede, haja visto que pode recolher entre o mínimo e o teto previdenciário, mas e de suma importância verificar a situação cadastral dele junto ao INSS. Lembrando que se recolher erroneamente vai ter dor de cabeça para regularizar/reembolsar, ok..

Luciana Fetter

Luciana Fetter

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 13:43

Carlos Boa tarde,

Como já sabemos que anteriormente era recolhido sobre dois salários mínimos, é possível recolher INSS retroativo, sobre um salário mínimo

Obrigada!

Luciana.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 13:46

Luciana Antunes da Silva Fetter

O valor não importa, você pode sim recolher sobre dois, depois sobre um voltar para dois, desde que fique algo razoável, por exemplo trocar o valor por um ano.. Lembrando que isso afeta a média para sua aposentadoria. ..

O que precisa saber é se esse recolhimento irá valer, existe regra específica para recolhimento retroativo, senão era fácil ir lá e recolher quando se precisa de algum benefício, e é isso que deve estar atenta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.